3A construção da ponte entre Bento Gonçalves e Cotiporã, sobre o Rio das Antas, está na fase de produção das longarinas. Ela são peças longas e resistentes, geralmente feitas de aço ou concreto, com a função de distribuir o peso e suportar as cargas que são aplicadas sobre a estrutura.
O responsável pela obra e idealizador do projeto Pontes do Sul (JB Engenharia e pela Alsus Infra), engenheiro Jeferson Dal Bello, explica que, conforme as peças vão ficando prontas, elas são inspecionas com análise de ultrassom.
“Depois da checagem das soldas, estando tudo certo, as peças são encaminhadas para pintura. Estamos dentro do cronograma”, complementa.
Aditivo
Em agosto, quando ocorreu a primeira demolição, foi realizada uma vistoria na estrutura e constatado que os pilares de concreto não apresentam armadura estrutural. Fato que torna impossível a recuperação do material.
Após a constatação, o Pontes do Sul informou à prefeitura de Cotiporã e sugeriu a remoção e reconstrução dos pilares, e da estrutura restante, com 16m. O serviço foi orçado em mais R$ 960 mil. Com isso, a ponte passaria a ter os 115m totalmente recuperados.
O Executivo municipal solicitou um estudo complementar que já foi entregue e está em avaliação. Entretanto, para manter o cronograma da obra, cuja previsão de entrega é até o final de novembro, o aditivo no contrato precisa ser assinado até a próxima semana.
Além desta obra, o Programa de Aceleração Pontes do Sul também trabalha nos acessos entre Cotiporã e Dois Lajeados, sobre o Rio Carreiro; e na ponte provisória entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, sobre o Rio Caí, no distrito caxiense de Vila Cristina, na BR-116. Esta última ponte tem formato de galerias. A perspectiva é de que seja concluída até o final de setembro.
Confira um resumo dos projetos:
O valor inicial do projeto é de R$ 4,57 milhões. A obra é financiada pelo município de Cotiporã e Defesa Civil. A previsão de conclusão da ponte é de 120 dias, que podem ser alterados devido às condições do tempo.