Caxias do Sul

Comunidade fará novo protesto por reforma em rotatória de acesso ao Santa Fé

Comunidade quer agilidade na reforma da rotatória (Foto: Maicon Rech)
Comunidade quer agilidade na reforma da rotatória (Foto: Maicon Rech)

A indignação pela demora no início da reforma no principal acesso ao bairro Santa Fé, na RSC-453, é motivo de novo protesto a ser realizado nos próximos dias no local. Na última quarta-feira, dia 20, mais de 50 pessoas participaram da mobilização organizada por moradores da zona norte de Caxias do Sul.

A ideia dos manifestantes era realizar uma nova frente de protesto nesta quinta, dia 28. Porém, devido à proximidade das datas, um encontro entre os líderes comunitários definirá o dia em que haverá novo movimento na rodovia.

Comunidade quer agilidade na reforma da rotatória (Foto: Maicon Rech)

Valdir Walter, presidente da União das Associações de Bairros (UAB), salienta que a entidade e o movimento comunitário pressionarão o governo estadual por maior agilidade nas obras e não apenas na zona norte, mas também no Industrial e em Forqueta.

“Isso a gente já deixou acertado. Vamos sentar essa semana pra gente fazer um novo protesto, um novo chamamento, pra que aquela rotatória venha acontecer de fato. Ela tá só no papel. No papel ela não vai preservar vidas. A gente quer que as pessoas utilizem a rotatória com muita segurança. Muitas vidas perdidas, amigos a gente perdeu ali. E, claro, a gente vai pressionar o governo não só ali. No Industrial, na entrada de Forqueta… É tudo governo do Estado. A gente vai pressionar pra que resolva essa situação, que é entrada de bairros que precisam dessas rotatórias”, salienta Walter.

Com a abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) nas proximidades, o fluxo de veículos deve aumentar.

Trevo deve receber reforma quando Daer e município chegaram a um acordo (Foto: Maicon Rech)

No ano passado, o então secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Manoel Marrachinho, chegou a assinar um documento que garantia o início das obras. O Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer), no entanto, afirmou que o projeto apresentava alguns problemas e solicitou à prefeitura que fizesse as adequações.

O atual Secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Cristiano de Abreu Soares, disse que a empresa responsável está trabalhando na finalização do projeto. O secretário afirmou que o início das obras é uma das prioridades da prefeitura.

A obra, com custo total de aproximadamente R$ 3 milhões, foi liberada pelo Programa de Aceleração do Crescimento e pode ser usada assim que o município e o Daer chegarem a um consenso em relação ao projeto. O local está na lista do Ministério Público como um dos pontos críticos da Rota do Sol no trecho urbano de Caxias do Sul.

Recentemente, o governador José Ivo Sartori assinou a ordem de início das obras do trevo de Fazenda Souza. A rótula é uma reivindicação antiga dos moradores da região e o anúncio da reforma foi motivo de comemoração da CIC.