A balsa da empresa Lacel, que faz a travessia entre Bento Gonçalves e Santa Tereza a São Valentim do Sul, deixa de operar por tempo indeterminado, a partir desta sexta-feira (8). A interrupção do serviço ocorreu por volta das 12h, após uma inspeção da Marinha do Brasil, que constatou problemas na documentação.
O representante da empresa responsável, Celso Herbele, lamenta pelo bloqueio temporário e afirma que não há irregularidades com o transporte.
“Infelizmente a balsa está parada no momento por burocracia. Está tudo em dia, mas estamos aguardando a compreensão do comandante da Marinha para que logo seja restabelecida a travessia”, disse.
Ainda não há previsão de retomada do funcionamento do transporte, essencial para a população da região, após a queda da Ponte de Santa Bárbara. As obras da nova estrutura, na ERS-431, tem previsão de início para 2025, com prazo de 365 dias para conclusão.
Novo rebocador da balsa está a caminho
A ausência de um rebocador reserva, prevista no edital de licitação, tem causado transtornos frequentes aos usuários, que enfrentam filas longas sempre que ocorrem problemas técnicos. A empresa Lacel, de São Jerônimo/RS, responsável pelo serviço, informou que um rebocador extra deve ser incorporado à operação, com o objetivo de reduzir interrupções e tempo de espera.