BALSA

Balsa de Santa Bárbara deve ganhar novo rebocador nos próximos 20 dias

Equipamento extra, previsto em edital, visa reduzir paralisações na travessia do Rio Taquari, entre Santa Tereza a São Valentim do Sul

Equipamento extra, previsto em edital, visa reduzir atrasos na travessia de Bento Gonçalves e Santa Tereza a São Valentim do Sul
Equipamento extra, previsto em edital, visa reduzir atrasos na travessia de Bento Gonçalves e Santa Tereza a São Valentim do Sul | Foto: @juntospelars431pontestabarbara

A balsa de Santa Bárbara, que realiza a travessia entre Santa Tereza e São Valentim do Sul, deve receber um novo rebocador nos próximos 20 dias. A informação foi divulgada pela Lacel, empresa que opera o serviço, para a reportagem do Grupo RSCOM.

A inclusão de um rebocador extra estava prevista no edital de licitação e a sua ausência tem gerado insatisfação entre os usuários, que frequentemente relatam problemas diversos em grupos de troca de informações sobre a balsa.

Atualmente, o serviço conta com um rebocador reaproveitado da antiga balsa, que foi levada junto com o outro rebocador pelas águas do rio Taquari, durante a enchente de setembro de 2023. Quando o equipamento apresenta falhas, os motoristas enfrentam longas esperas, resultando em filas extensas.

De acordo com a Lacel Soluções em Serviços LTDA, de São Jerônimo/RS, o segundo rebocador está sendo providenciado desde a instalação da nova balsa.

“Ocorre que um rebocador exige um dimensionamento muito mais detalhado, pois tem uma parte mecânica grande. Estamos em fase final de montagem para deslocar o equipamento, nossa estimativa é que em 20 dias o rebocador esteja em Santa Barbara”, explicou a empresa.

Solução definitiva

O governador Eduardo Leite assinou, nesta quinta-feira (17), a ordem de início para a construção da nova ponte de Santa Bárbara, na ERS-431. Projeto recebeu R$ 24,4 milhões de recursos federais e R$ 6,9 milhões de contrapartida do Estado.

A nova estrutura será mais ampla e terá maior capacidade de carga que a antiga, destruída pela enchente de setembro de 2023. O contrato para a ponte de Santa Bárbara segue o Regime de Contratação Integrada (RCI), no qual a empresa responsável desenvolve o projeto e executa a obra.

A conexão, sobre o Rio Taquari, é a principal da região de Bento Gonçalves com o Norte do Estado. A balsa continuará em operação até a conclusão da obra, que têm prazo de até 18 meses.