INTERRUPÇÃO DO SERVIÇO

Após problema técnico no rebocador, balsa de Santa Bárbara volta a operar

Travessia entre Santa Tereza e São Valentim do Sul foi normalizada por volta das 13h45; Rebocador extra deve ser enviado na próxima semana

Paralisação atrasou a viagem de usuários que aguardavam para fazer a travessia.
Paralisação atrasou a viagem de usuários que aguardavam para fazer a travessia. | Foto: Redes Sociais

A balsa de Santa Bárbara enfrentou uma paralisação temporária no início da tarde desta quarta-feira (6). A embarcação faz a travessia entre Santa Tereza e São Valentim do Sul pelo Rio Taquari. A interrupção ocorreu devido a um problema técnico no rebocador. O serviço foi suspenso por volta das 12h, afetando o tráfego de veículos e passageiros na região.

Jander Haberle, representante da empresa responsável pelo serviço, declarou que a equipe trabalhou para resolver o defeito, mas não forneceu detalhes sobre a causa da falha.

“Acredito que em pouco mais de uma hora a situação já esteja resolvida. Pedimos a compreensão de todos. Tentamos resolver da melhor forma”, disse o representante.

Heberle chegou a comunicar que o funcionamento foi restabelecido por volta das 12h35. Porém, após as 13h, alguns usuários relataram que a travessia ainda não estava ocorrendo. Conforme informações da empresa, por volta das 13h45 o serviço já estava normalizado.

Normalmente, a balsa opera das 6h às 23h, todos os dias da semana. O serviço vai continuar enquanto a nova ponte de Santa Bárbara, na ERS-431, não é concluída. O começo das obras da estrutura está previsto para o início de 2025, com prazo de 365 dias para conclusão.

Novo rebocador a caminho

A ausência de um rebocador reserva, prevista no edital de licitação, tem causado transtornos frequentes aos usuários, que enfrentam filas longas sempre que ocorrem problemas técnicos. A Lacel, de São Jerônimo/RS, informou que um rebocador extra deve ser incorporado à operação nos próximos dias, com o objetivo de reduzir interrupções e tempo de espera.

“A partir de segunda-feira (11), vamos iniciar o carregamento”, comunicou a empresa para reportagem do Grupo RSCOM.