
O transporte irregular de estudantes contabilizou 23 ocorrências em Caxias do Sul em 2024. Os principais casos possuíam ausência do cinto de segurança, pneus carecas e fiação elétrica solta, ao alcance de jovens e adolescentes. A informação é da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM).
A Escola Pública de Trânsito (EPT) faz um alerta para a comunidade sobre os riscos da contratação de transportadores irregulares no transporte escolar. Embora o valor ofertado pelo serviço possa ser atrativo para os pais, os veículos tendem a ser impróprios para a realização do serviço.
A SMTTM ressalta que os veículos utilizados para transporte escolar devem estar cadastrados junto ao setor de Cadastro da pasta contendo todas as certidões aprovadas pelo poder público. O condutor deverá ter o Curso de Transporte Escolar e a Carteira Nacional de Habilitação nas categorias “D” ou “E”, com a observação “Exerce Atividade Remunerada”.
Retorno das aulas
O início das aulas na rede municipal de ensino em Caxias do Sul, na quarta-feira (19), contou com a presença de servidores da Fiscalização de Trânsito em frente às instituições de ensino. A Fiscalização de Trânsito acompanhou a movimentação de jovens e adolescentes em frente a E.M.E.F. Caldas Júnior, no bairro Petrópolis. No local, pelo menos dois veículos foram autuados por estarem na vaga destinada ao transporte escolar e sobre a faixa de travessia para pedestres.