REIVINDICAÇÃO

RS assina manifesto por retomada de investimentos em ferrovias

Documento assinado em conjunto com outros governos reforça contrariedade ao atual modelo de concessão

Foto: Arquivo Leouve
Foto: Arquivo Leouve

A retomada de investimentos ferrovias da Região Sul do Brasil motivou a criação de uma Carta Manifesto assinado pelos governos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. O documento foi formalizado durante encontro realizado neste mês em Florianópolis (SC).

A iniciativa expressa a posição contrária dos quatro Estados ao atual modelo de concessão da Malha Sul, atualmente sob gestão da concessionária Rumo, e reivindica a participação ativa das administrações estaduais em qualquer deliberação sobre renovação, reestruturação ou alocação de recursos relacionados à concessão.

Durante a reunião, também foi anunciada a criação da Comissão Interestadual para Assuntos Ferroviários da Malha Sul, vinculada ao Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). O objetivo do colegiado é atuar como instância de articulação técnica e institucional com órgãos do governo federal, entidades públicas e privadas, e a própria concessionária.

A comissão foi formalmente comunicada ao ministro dos Transportes, Renan Filho, por meio de ofício. Entre as demandas apresentadas, está a destinação de recursos oriundos da atual concessão para investimentos na infraestrutura ferroviária da região.

Manifestação dos Estados do Sul

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, defendeu o envolvimento direto dos Estados na definição do futuro da concessão. Segundo ele, a malha ferroviária gaúcha perdeu metade da movimentação nos últimos anos, opera com baixa velocidade e enfrenta altos custos logísticos.

Já o secretário-adjunto de Logística e Transportes do RS, Clóvis Magalhães, destacou que o fortalecimento do transporte ferroviário é considerado estratégico para a competitividade econômica dos Estados e para o escoamento da produção regional.

Nova Comissão Interestadual pelas Ferrovias

A nova comissão interestadual terá a função de representar os interesses dos quatro Estados junto ao governo federal, à concessionária Rumo, ao Tribunal de Contas da União e demais instituições envolvidas, com foco na busca por soluções técnicas e integradas para a malha ferroviária da Região Sul.