Este primeiro lote de obras contempla 54 quilômetros entre as cidades de Tainhas e Terra de Areia. (Foto: Pedro Piegas)
Este primeiro lote de obras contempla 54 quilômetros entre as cidades de Tainhas e Terra de Areia. (Foto: Pedro Piegas)

As máquinas começam a trabalhar na Rota do Sol já no início desta semana. O governador Eduardo Leite assinou, na última sexta-feira (16), a ordem de início para a reconstrução do primeiro trecho da rodovia, que liga a Serra Gaúcha ao Litoral Norte.

Este primeiro lote de obras contempla 54 quilômetros entre as cidades de Tainhas (nos Campos de Cima da Serra) e Terra de Areia (no entroncamento com a BR-101). O investimento, feito por meio do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), será utilizado para recuperar pontos danificados pelas enchentes de 2024, além de realizar o reforço de encostas e a remodelação do solo para evitar novos deslizamentos.

De acordo com o Governo do Estado, a obra deve durar cerca de 18 meses, com previsão de entrega para meados de 2027.

“É um investimento robusto para dar resiliência e para que a Rota do Sol possa resistir a novos eventos climáticos”, afirmou o governador durante o ato em Terra de Areia.

Mais na Rota do Sol melhorias até março

Este é apenas o início de um projeto maior para a rodovia. Outros dois lotes, que cobrem os trechos entre Caxias do Sul, Lajeado Grande e Tainhas, devem ter seus projetos concluídos até março. Ao todo, o investimento em toda a extensão da Rota do Sol deve chegar a R$ 400 milhões, beneficiando o escoamento da produção e o turismo regional.