CONCESSÃO DE AEROPORTO

Garibaldi apresenta projeto de concessão do aeroporto em audiência pública

Proposta prevê modernização da pista, novos serviços e foco em turismo

Foto: Márcio Schinoff/Divulgação
Foto: Márcio Schinoff/Divulgação

A Prefeitura de Garibaldi apresentou, na noite de quarta-feira (21), o projeto de concessão do Aeroporto Municipal durante uma audiência pública. O encontro, realizado com a participação de representantes do Executivo e Legislativo, da sociedade civil, do Aeroclube local e da equipe técnica responsável, teve como objetivo detalhar as propostas de modernização e ouvir a comunidade sobre a iniciativa.

A concessão do aeroporto integra a estratégia municipal para fomentar o desenvolvimento econômico e a conectividade regional, com foco em áreas como turismo, transporte de cargas e geração de emprego e renda. O projeto inclui a modernização da pista e dos hangares, além da implementação de novos serviços, como táxi-aéreo, locação de hangares, salas VIP, terminais exclusivos para eVtols e espaços destinados a treinamentos em aviação.

Modernização e expansão do Aeroporto Municipal

Segundo o secretário de Governança, Eduardo Mombach, a proposta vem sendo desenvolvida há dois anos. Ele destacou que o projeto une a tradição do Aeroclube, que seguirá atuando no local, com a perspectiva de futuro trazida pela concessão.

“Esperamos que a comunidade abrace essa ideia, que há tempos formulamos, e que projetará Garibaldi para novas fronteiras”, afirmou.

A iniciativa será conduzida com base nas Leis nº 11.079/2004 e nº 14.133/2021, e envolverá critérios técnicos, operacionais e financeiros para a escolha da empresa concessionária. O processo ainda precisará ser aprovado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil e pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul.

Localização e melhorias recentes

Localizado no bairro Alfândega, a cerca de 2 km do centro e com acesso direto pela BR-453, o Aeroporto Municipal é considerado um ativo estratégico para a região. Atualmente, o terminal conta com pista de 1.200 x 30 metros. Em março de 2024, o local passou por melhorias, como correção de fissuras e nova sinalização horizontal, em obra custeada pela Prefeitura no valor de R$ 245 mil, atendendo exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).