Melhorias no transporte público de Caxias do Sul. Esse é um dos primeiros objetivos do novo secretário de trânsito, Elizandro Fiuza. O titular da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), no segundo mandato de Adiló Didomenico (PSDB), relata a busca por atender os usuários nos horários e itinerários corretos.
Ele conta que a demanda foi colocada em reunião no início desta semana com diretores da pasta. Além disso, informa que em breve, um encontro deve ser realizado com a diretoria da Visate, dona da concessão, para alinhar esse compromisso.
“Vamos dizer para eles que o o governo e o secretário querem ser parceiros, mas essa parceria precisa ser recíproca, precisamos atender nossos munícipes, e precisamos ter essa responsabilidade e compromisso, isso é uma marca que queremos deixar. Não dá mais para as pessoas saírem de casa e não conseguirem ter a certeza que vão chegar no seu horário e seu destino”.
Ainda no tema transporte público, Fiuza aponta a necessidade de pensar a curto, médio e longo prazo. Nesse sentido, cita as propostas de construir duas novas Estações Principais de Integração (EPIs). De acordo com ele, estão sendo estudadas junto aos técnicos da pasta a possível viabilidade dessas estações nas regiões sul e norte, onde se concentram o maior número de usuários que fazem uso do transporte.
O secretário também ressalta a importância de dar atenção ao Aeroporto Hugo Cantergiani. Lembra que o serviço se tornou, diante da situação de calamidade enfrentada pelo Rio Grande do Sul, a porta de entrada e saída do RS. Ele cita e projeta, em breve, o início das obras de recapeamento da pista e ampliação do terminal. Da mesma forma, os encaminhamentos de projetos para viabilização do viaduto da BR-116 no entroncamento com a Perimetral Norte, são citadas por ele.
Por fim, o novo secretário relata que nas próximas semanas estará se atualizando sobre todos os assuntos do setor.
“Para que possa entender a pasta como um todo, é uma Secretaria muito grande e tem envolvimento com muitas coisas do dia a da da população de Caxias do Sul”.
Fiuza tem formação em Biologia e Gestão Pública. Ele foi eleito vereador por dois mandatos (2017-2024) e foi secretário de Habitação no governo do então prefeito Daniel Guerra (PRB) de 2017 a 2019. Nesta atual legislatura da Câmara de Vereadores ficou como suplente.