RIO TAQUARI

Balsa entre Santa Tereza e São Valentim do Sul enfrenta novos problemas mecânicos

Travessia foi suspensa duas vezes nesta quarta-feira (10); operador optou por parar o serviço por segurança

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

A balsa que faz a travessia entre Santa Tereza e São Valentim do Sul, na localidade de Santa Bárbara, voltou a apresentar falhas nesta quarta-feira (10), afetando o transporte de veículos e passageiros. A situação foi agravada pela forte correnteza do Rio Taquari, intensificada pelas chuvas dos últimos dias.

Pela manhã, o serviço ficou suspenso por cerca de uma hora após o hélice do rebocador atingir um tronco, quebrando a cruzeta do cardã. A operação foi retomada por volta das 10h30. No entanto, por volta das 12h30, o equipamento voltou a apresentar problemas mecânicos. Houve perda de potência do rebocador, e a balsa foi arrastada alguns metros antes que a situação fosse controlada. Ninguém se feriu.

Segundo Celso Heberle, responsável pela Lacel, empresa que administra a travessia, a decisão foi interromper novamente o serviço por questões de segurança.

“Já tivemos dois incidentes hoje que poderiam ter sido mais graves. Preferimos parar para evitar riscos aos usuários e danos ao equipamento. Uma queda maior poderia deixar a comunidade sem balsa por meses”, afirmou.

Enquanto o serviço não é normalizado, motoristas podem utilizar rotas alternativas para o deslocamento entre a Serra e o Vale do Taquari, como o trajeto Cotiporã–Dois Lajeados.

LEIA TAMBÉM: Obras da nova Ponte de Santa Bárbara avançam com início da fundação