Cidades

Internautas criam evento para comemorar o aniversário da queda de barreiras na Rota do Sol

Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

Cansados de aguardar por uma solução por parte do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), a população da Serra Gaúcha encontraram uma forma bem humorada de protestar com relação as pedras que desde o dia 02 de junho de 2019 bloqueiam uma das pistas da ERS-486, na altura do Km 04, no Viaduto da Cascata, na Rota do Sol, região de Itati. Um evento foi criado no Facebook para “comemorar” o aniversário do ocorrido.

O criador do evento, Filipe König, de 34 anos, contou que teve a ideia na noite da quinta-feira (24). A principio ele iria criar o evento e encaminhar apenas para alguns amigos. Porém, até o começo da tarde desta sexta-feira (24), mais de 600 pessoas já confirmaram presença nas comemorações e mais 1,1 mil demonstraram interesse em participar.

König contou que quase se envolveu em um acidente no local e desde então percebe que as autoridades não tomaram nenhuma atitude.

“Eu vou muito para o litoral. Passo seguidamente no local da queda e aquilo está uma vergonha. Em dezembro eu quase me envolvi em um acidente. estava descendo e o local não estava bem sinalizado, acabei indo para a pista contrária e havia um caminhão subindo a serra. Consegui desviar por muito pouco e evitar algo mais grave”, disse.

Apesar do erro na data do evento – ele está agendado para o dia 22 de maio – o criador diz que foi a forma que encontrou para dar mais visibilidade ao assunto e que não esperava uma repercussão tão grande. Mas, credita isso a insatisfação da população com a demora na retirada das pedras e a liberação do trânsito no local.

Conforme o Daer, os blocos de rochas devem permanecer no trecho até que ocorram as obras de contenção da encosta. O material serve para amortecer o impacto em caso de novos deslizamentos. Atualmente, está sendo finalizado o projeto de contenção do talude.

A solução técnica para impedir os escorregamentos consiste em uma tela grampeada, que será implantada a partir da contratação de empresa especializada, o que ainda não previsão de ocorrer.