A Spark, empresa especialista em marketing de conteúdo e influência digital, vai inaugurar sua operação no estado nesta terça-feira (13). Sob a liderança dos publicitários Luiz Cruz e Carlos Henrique Piccoli. O lançamento da afiliada gaúcha será no Instituto Ling e contará com a presença da jornalista e professora Liliane Ferrari, já considerada uma das 10 mulheres mais influentes da internet brasileira pelo Instagram.
Pioneira no setor, a Spark desenvolve e gerencia projetos de ativação de marcas por meio das redes sociais de personalidades e influenciadores digitais. A empresa trabalha baseada em três pilares: excelência em execução, criatividade e tecnologia, que combinados, entregam as melhores soluções em campanhas de marketing de conteúdo e influência digital.
A Spark faz parte do Fluvip, o maior grupo da categoria no mundo, com presença em oito países e 15 cidades entre as Américas e Europa. O grupo vem liderando a profissionalização do segmento na América Latina, tendo como principal driver o desenvolvimento de tecnologias proprietárias aplicadas ao segmento de marketing de conteúdo e influência digital.
A empresa conta com uma plataforma tecnológica proprietária que baseada em inteligência artificial e preditiva, ampara todas as etapas do processo de uma campanha, garantindo assertividade desde a escolha dos influenciadores – com base em sua audiência e o tipo de conteúdo-, até a geração de relatórios de resultados.
A plataforma conta com 175 mil contas ativas de influenciadores no mundo todo, entre eles, youtubers, chefs, blogueiros, celebridades, atletas, esportistas e artistas tais como Ana Maria Braga, Vanessa Camargo, Alexandre Pato, Gabriela Pugliesi, Danilo Gentili, entre outros. “Além dos top influenciadores, a Spark entende a importância do fenômeno da regionalização e estratégias voltadas para os microinfluenciadores, por isso, a inauguração da operação no Rio Grande do Sul”, explica Luiz Cruz, um dos sócios da filial gaúcha.
No Brasil, a Spark já conta com operações em seis cidades: São Paulo, Brasília, Curitiba, Manaus, Vitória e agora Porto Alegre. Em quatro anos, a empresa contabilizou mais de mil projetos com cerca de dois mil influenciadores para anunciantes como Universal Pictures, Reckitt Benkiser, Grupo Petrópolis, Itaú, Mastercard, Nestlé, Unilever, Johnson & Johnson’s, BRF, Ambev, entre outros.
“Estamos animados com a chegada da Spark a Porto Alegre por meio desta parceria com o Luis Cruz e o Carlos Henrique Piccoli. É muito importante termos uma operação direcionada para os gaúchos, que já exibem com uma crescente demanda relacionada ao marketing de influência. Aqui, estão grandes empresas e muitos influenciadores digitais relevantes. Acredito que esse é o “match” perfeito para angariarmos ótimos resultados”, completa o codiretor-geral da Spark no Brasil, Raphael Pinho.
Em 2018, só no Instagram, o mercado de influenciadores movimentou mais de US$ 1,5 bilhão no mundo, com previsão de aumentar cerca de 30% para 2019. A expectativa é de que o marketing de influência movimente entre US$ 5 e US$ 10 bilhões em 2022, segundo levantamento Business Insider; dados que comprovam a grandiosidade e importância desse mercado, o qual, a Spark é pioneira no País. “O marketing de influência pode gerar um ROI 11 vezes maior do que a publicidade tradicional”, completa o outro sócio no RS, Carlos Henrique Piccoli.