A Wine South America tem se tornado uma excelente oportunidade de realização de negócios para o setor vitivinícola. A programação intensa da feira contempla mais de 2 mil reuniões de negócios em projetos nacionais e internacionais. A 4ª edição do evento segue até esta quinta-feira (14), em Bento Gonçalves. A WSA projeta receber mais de sete mil compradores durante os três dias de feira.
O Projeto Comprador Nacional é um dos destaques da programação reunindo compradores de todo o território nacional. Eles participaram de rodadas de negócios pré-agendadas com mais de 150 vinícolas brasileiras que são expositoras da WSA.
Ícone no país quando o assunto é hospedagem de luxo, o Copacabana Palace, do Rio de Janeiro, esteve representado na WSA pelo head sommelier Edsandro Santos. Ao participar do Projeto Comprador, o sommelier afirma ter encontrado diversos novos contatos e fornecedores de rótulos exclusivos que atingem exatamente o que o hotel busca oferecer aos seus hóspedes: exclusividade. “A gente tem como objetivo no hotel surpreender nossos hóspedes estrangeiros com produtos locais, já que muitos acham que nem produzimos vinhos. Um bom vinho brasileiro, com um bom storytelling, é tudo o que a gente precisa para alcançar e surpreender nosso hóspede”, conta. “As rodadas são fundamentais para conhecer os produtores de vinhos que tenho curiosidade e interesse. A feira está um sucesso total: cada ano que passa, ela está melhor. O que vemos aqui é uma feira gigante e que vai crescer ainda mais na América do Sul”, complementa.
Assim como os compradores, as vinícolas também avaliam as rodadas de negócios como ótimas oportunidades comerciais. Lucas Foppa, fundador da Tenuta Foppa & Ambrosi, de Garibaldi (RS), participa da iniciativa desde a primeira edição da WSA. “Acredito que o Projeto Comprador seja a grande atração da WSA. Ele traz uma aceleração de networking incrível. Os resultados são sempre positivos. E é interessante que essas reuniões de negócios ocorrem pela manhã, no turno inverso da feira. Isso torna a conversa mais tranquila, organizada e assertiva. É uma iniciativa maravilhosa”, destaca.
Estreando nas rodadas de negócios, a vinícola Berkano, do Vale dos Vinhedos, apresentou os seus produtos para compradores de vários Estados do Brasil. “Fizemos reuniões com marcas do Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná… Os compradores foram super receptivos. Somos uma vinícola boutique, então buscamos parceiros bem específicos e estratégicos, e o projeto nos proporcionou exatamente isso”, relata Rodrigo Zini, diretor comercial vinícola.
WSA também é palco de rodadas de negócios internacionais
A WSA também é palco de negociações internacionais. A feira está promovendo o B2B Connection, iniciativa que contempla vinícolas internacionais que desejam negociar com compradores brasileiros. Javier Rojas, da Fundación ProMendoza, da Espanha, conta que a experiência tem sido muito positiva. “Acredito que o grande diferencial dessa feira são as rodadas de negócio. Essa iniciativa junta partes bem específicas: as vinícolas que vêm na feira buscar importadores e os importadores que buscam parceiros. Tem sido bem interessante para a gente”.
O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) também estão trazendo compradores internacionais de vinhos, espumantes e sucos de uva para rodadas de negócios pré-agendadas com vinícolas brasileiras na WSA. São profissionais da Colômbia, Estados Unidos, Rússia, Bélgica, China, Singapura, Japão e Coreia do Sul. Pela primeira vez, o projeto está trazendo compradores internacionais interessados também exclusivamente no suco de uva brasileiro, produto que conquista cada vez mais apreciadores no Exterior.
“É a primeira vez que a gente faz um projeto com essa robustez. A gente teve uma participação histórica das empresas brasileiras, já que foram 28 vinícolas de todos os portes. Nós incentivamos bastante a participação inclusive de pequenas empresas, fornecendo toda a estrutura necessária de tradução e com várias conversas para prepará-las para o processo que teve a WSA como principal plataforma de conexão, contando ainda com o apoio do Consevitis-RS”, afirma a gestora do projeto Wines of Brazil na ApexBrasil, Rafaela Albuquerque.
A ascensão feminina no mundo dos vinhos
‘A ascensão das Mulheres no Mundo dos Vinhos, do campo à mesa – mulheres que conquistaram espaço no universo vitivinícola’ é o tema que encerrará o ciclo de palestras da Wine South America nesta quinta-feira. Para falar mais sobre o assunto, grandes representantes do setor vitivinícola compartilharão suas vivências de liderança e, claro, enologia. Bruna Cristófoli, dos Vinhos Cristófoli; Juciane Casagrande, da Amitié Espumantes e Vinhos; Angélica Louvani, do Sebrae RS; Rosana Pasini, do The Forties; e Delphine Vazquez, da Chandon Brasil, falarão ao público às 17h30min no palco Wine Summit.
Além das marcas representadas pelas palestrantes, a WSA conta com expositores que retratam histórias da força feminina em seus rótulos. Estreando na Wine South America, a Casa Eva Vinhas e Vinhedos, de Flores da Cunha (RS) tem mais de 50 anos de história e é comandada hoje por cinco mulheres: as irmãs Alessandra, Karine, Marcele e Francine Muraro e a mãe Maria Inês. As sócias apresentam no evento duas linhas de vinhos finos lançados em agosto, a Linha Essência e a Linha Sentidos. “A expectativa é muito positiva pelas oportunidades de negócios que a feira oferece, pelo aprendizado e, ainda, pelas conexões com um público qualificado”, pontua Francine, sommelier internacional e uma das sócias.
Outro case que retrata a força feminina presente na natureza e no mundo do vinho é a Vinícola Madre Terra. O empreendimento é um negócio familiar que, desde o princípio, se dedica a respeitar o terroir e a sociobiodiversidade. Com profundo respeito ao planeta e às relações que são naturais, a Madre Terra afirma buscar nos saberes ancestrais e na energia feminina da natureza os elementos necessários para criar vinhos e espumantes, além de vivências genuínas alinhadas com o propósito do negócio. “Este lugar é a fonte de vida. Por isso, o nome Madre Terra, que nutre e expressa os valores e princípios que queremos transmitir e compartilhar com quem é apaixonado por vinhos, gastronomia, espiritualidade e natureza”, descreve Tainá Zaneti, responsável pelo branding e criação do projeto.
PROGRAMAÇÃO – ESPAÇO MASTERCLASS
* 14 de setembro | Quinta-feira
– 13h – Vinhos e pratos simbólicos de Portugal: uma cultura de harmonização
Com Maurício Roloff, diretor e professor da ABS-RS
– 14h30min – Campanha Gaúcha: Muito mais do que vinhos tintos
Com Caroline Dani, gestora e professora da ABS-RS
– 16h – Denominação de origem Vale dos Vinhedos
Com Moisés Brandelli, diretor técnico da Aprovale
– 17h30min – Transformando sua experiência com charutos
Com Gabriel Lourenço, especialista em charutos
PROGRAMAÇÃO – PALCO WINE SUMMIT
* 14 de setembro | Quinta-feira
– 14h – A inteligência artificial e o impacto na indústria do vinho
Com Vinícius Piva, da EvoluoLabs; Andréia Belusso, mestra em Biotecnologia e Gestão Vitivinícola; Marina Benato, mestra em Administração e Competitividade Vitivinícola; Luciano Libardi, da Inteligência Artificial; e Rodrigo Valério, da Vinícola Aurora.
– 16h – Como criar uma loja online de vinhos que converte
Com Diego Bertolini, consultor de mercado; Eduardo Pezzi, especialista e mestre em Marketing e Data Science; Patrícia Carraro, da Lídio Carraro; Aline Ciota, da Casa Valduga; e Diego Fabris, da Wine Locals.
– 17h30min – A ascensão das Mulheres no Mundo dos Vinhos, do campo à mesa – mulheres que conquistaram espaço no universo vitivinícola
Com Bruna Cristófoli, da Vinhos Cristófoli; Juciane Casagrande, da Amitié Espumantes e Vinhos; Angélica Louvani, do Sebrae RS; Rosana Pasini, do The Forties; e Delphine Vazquez, da Chandon Brasil.