FACILIDADE

Tudo Fácil oferece passe livre intermunicipal a pessoas com deficiência em Caxias do Sul

O serviço - estendido também para pessoas de baixa renda - é uma parceria entre SPGG e Faders para ampliar o acesso ao benefício social

Passe livre para pessoas com deficiência e baixa renda será oferecido nas unidades do Tudo Fácil a partir desta segunda (28). Fotos: Diego Pereira/ Grupo RSCOM.
Passe livre para pessoas com deficiência e baixa renda será oferecido nas unidades do Tudo Fácil a partir desta segunda (28). Fotos: Diego Pereira/ Grupo RSCOM.

Pessoas com deficiência (PcD) e baixa renda poderão solicitar nas unidades do Tudo Fácil o passe livre intermunicipal. A novidade entrou em vigor nesta segunda-feira (28), por conta da parceria entre a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (Faders), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

O benefício garante gratuidade no transporte intermunicipal para pessoas com deficiência e baixa renda que atendam aos critérios legais, promovendo inclusão e mobilidade social. A medida integra o projeto de ampliação e modernização das centrais de atendimento Tudo Fácil, no eixo de integração de serviços públicos previsto no Mapa Estratégico do governo do Estado. A inclusão desse serviço fortalece o compromisso das centrais com a universalização de acesso, além de reforçar sua relevância social. 

A oferta do serviço nas centrais Tudo Fácil descentraliza o atendimento, amplia o acesso e facilita o dia a dia dos cidadãos, concentrando serviços essenciais em um único local. O fluxo foi estruturado pelas equipes da SPGG e da Faders, com capacitação dos atendentes, materiais de apoio e integração ao sistema de gestão.

Sobre o Tudo Fácil

As unidades Tudo Fácil, vinculadas à SPGG, têm como objetivo reunir e disponibilizar, em um só lugar, diversos serviços públicos presenciais e digitais. A estrutura das centrais amplia o alcance do atendimento, facilita o acesso do cidadão e promove a descentralização dos serviços essenciais.

O Tudo Fácil teve sua primeira unidade inaugurada em Porto Alegre em 1º julho de 1998. Além das três sedes, na capital, a Central de Serviços ao Cidadão conta com unidades nas cidades de Caxias do Sul, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande e Santa Maria. Em breve, a rede contará com uma unidade em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre.