MUDANÇA

Restaurante Popular será inaugurado em novo endereço em Caxias do Sul nesta sexta-feira (24)

Novo local, no bairro Cinquentenário, gera economia de R$ 18 mil mensais em aluguel e amplia atendimento para mais bairros

Foto: Ícaro de Campos/Divulgação
Foto: Ícaro de Campos/Divulgação

O Restaurante Popular (Repop) será inaugurado nesta sexta-feira (24) em sua nova sede própria em Caxias do Sul, localizada na Av. Rubem Bento Alves, 7.715, no bairro Cinquentenário. A mudança para o prédio da antiga incubadora empresarial, que pertence à Prefeitura, elimina o custo com aluguel que era pago no antigo endereço no São Victor Cohab, gerando uma economia mensal de R$ 18 mil. Serão produzidas 1.120 refeições diárias em parceria com a Associação Mão Amiga.

Com a transferência o novo endereço, o serviço passa a atender o bairro Cinquentanário II com 48 refeições diárias, ampliando a cobertura que já inclui Canyon, Campos da Serra, Consolação, Reolon e a Casa Bom Samaritano, que atende a população em situação de rua.

De acordo com a Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional/Banco de Alimentos da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Kalizia Dalla Zen, a mudança para um espaço próprio era um sonho antigo da equipe. 

“Estamos muito felizes em oferecer condições estruturais adequadas, num espaço montado para ser o restaurante, sem o custo com aluguel, que poderá ser revertido em aumento no número de refeições”, comemorou a diretora-geral Kalizia Dalla Zen.

A equipe do Repop é formada por coordenador, nutricionista, assistentes sociais, cozinheiras e auxiliares, sendo monitorada pela Diretoria de Segurança Alimentar. O programa tem como objetivo promover o acesso à alimentação saudável e combater a fome e a desnutrição.

O Restaurante Popular foi inaugurado em Caxias do Sul em 2004, em São Pelegrino. Em 2007, foi inaugurada a segunda unidade. Um ano depois, foram unificadas e funcionaram até 2020 em um endereço alugado, servindo 820 refeições diárias. Com a pandemia, o serviço foi adaptado para distribuição em bairros vulneráveis, e um novo modelo foi estabelecido em 2021, em parceria com a Associação Mão Amiga.

A partir de então, o programa adotou um formato misto, mantendo o atendimento presencial e a distribuição comunitária, e passou por mudanças de endereço em busca de melhor infraestrutura. A produção foi unificada, atingindo 1.280 refeições diárias, até a mais recente mudança para um novo local.