SERVIÇO

ONGs querem participar de convênio para operação do castramóvel em Caxias do Sul

O secretário Ronaldo Boniatti se encarregou de marcar reunião com a Procuradoria Geral do Município para verificar o formato desta parceria

Foto: Anderson Barros/ Divulgação
Foto: Anderson Barros/ Divulgação

O castramóvel da Prefeitura de Caxias do Sul, adquirido em 2023, por meio de emenda parlamentar e contrapartida do município, teve quatro ONGs que demonstraram interesse em fazer convênio com o município para a operação: Sem Raça Definida (SRD), Instituto Patinhas, ONG VIDA e o Grupo de Apoio Pet (GAP).

O secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ronaldo Boniatti se encarregou de marcar uma reunião com a Procuradoria-Geral do Município para verificar o formato desta parceria.

O titular da pasta recebeu, na terça-feira (25), representantes de ONGs de proteção animal. O objetivo do encontro foi de apresentar as protetoras os números de castrações realizadas em 2024 e início de 2025, em convênio com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), e falar sobre a utilização do castramóvel. Além das ONGs que participaram da reunião, a FSG – Centro Universitário da Serra Gaúcha – também demonstrou interesse na operação do castramóvel.

Na ocasião, houve uma apresentação do trabalho do Departamento de Proteção Animal (DPA) da Semma. Entre os números apresentados, em 2024 foram realizados 211 resgates com recolhimento, sendo 169 cães e 42 gatos, e ocorreram 103 adoções. Também foram realizadas 5.516 castrações, sendo 478 feitos pela Unidade Móvel da UCS diretamente nos bairros.