ENEM
(Foto: Shutterstock | Brenda Rocha)

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começam neste domingo (9), em 1.804 municípios das 27 unidades da federação. A aplicação foi suspensa apenas em quatro cidades: Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará — devido à realização da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) — e em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, atingida por um tornado na sexta-feira (7).

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, os portões abrirão ao meio-dia e fecharão às 13h, no horário de Brasília. As provas começam às 13h30 e terminam às 19h. Os candidatos responderão questões de linguagens, ciências humanas, língua estrangeira e elaborarão uma redação. O segundo dia do exame está marcado para 16 de novembro.

Documentos obrigatórios

Para entrar na sala de prova, é necessário apresentar documento oficial de identificação com foto, físico ou digital, como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), CNH ou e-Título, acessados pelos aplicativos oficiais do governo (Gov.br e CNH Digital). Fotos ou capturas de tela dos documentos não serão aceitas.

Materiais permitidos

A prova deve ser feita com caneta esferográfica de tinta preta e corpo transparente. O Inep recomenda que os candidatos levem o Cartão de Confirmação de Inscrição impresso, que traz informações sobre local, horário e atendimento especial, se houver.

Lápis, borrachas, réguas e canetas não transparentes são proibidos. Todos os objetos pessoais — como celulares, relógios e materiais impressos — devem ser guardados, desligados e lacrados no envelope porta-objetos fornecido na sala.

Itens vetados

É proibido portar ou utilizar qualquer aparelho eletrônico, consumir bebidas alcoólicas, cigarros (inclusive eletrônicos) ou portar armas, exceto nos casos previstos em lei. Livros, anotações e calculadoras também não são permitidos.

Lanches e necessidades pessoais

Os candidatos podem levar alimentos e medicamentos, que serão vistoriados pelo chefe de sala. Artigos religiosos, como véu, quipá ou burca, também podem ser utilizados após vistoria.

Regras durante a aplicação

Após as 13h, o candidato não pode se comunicar com outros participantes e só poderá sair definitivamente da sala após duas horas do início da prova. A retirada do caderno de questões será permitida apenas nos 30 minutos finais, a partir das 18h30. O cartão-resposta e a redação devem ser entregues ao aplicador.

Situação no Paraná

Em Rio Bonito do Iguaçu, cidade de 14 mil habitantes localizada a 400 km de Curitiba, o Enem foi suspenso devido aos estragos causados por um tornado. Segundo a Defesa Civil, até 90% da área urbana foi afetada. O Inep informou que seguirá o protocolo para reaplicação do exame, garantindo que os estudantes possam realizar a prova em nova data.

LEIA TAMBÉM: Tornado deixa ao menos seis mortos e mais de 400 feridos no Paraná

Segundo o Inep, o Paraná tem 195.870 inscritos confirmados no Enem 2025. Até o momento, não há registro de suspensão em outros municípios do estado.

Mais informações e orientações estão disponíveis na Página do Participante e no edital completo do Enem 2025.

*Com informações de Agência Brasil