As fortes chuvas na tarde desta terça-feira (25), mais uma vez provocou alagamentos no principal terminal de cargas do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, no bairro Salgado Filho, em Caxias do Sul. O local, que ficou praticamente alagado, recebe toda a carga via aérea que entra e sai da cidade, passa pelo pavilhão que fica ao lado da estrutura do aeroporto.
No início deste mês, a reportagem do Portal Leouve esteve no terminal de cargas do aeroporto e conferiu a atividade dos funcionários das empresas Gol Log e Azul Cargo, concessionárias do terminal. Eles tiveram muito trabalho para evitar que a enxurrada chegasse até as cargas, na qual tiveram que ser erguidas em palets.
Naquela ocasião, praticamente toda a área interna, a parte coberta para carga e descarga, administração e armazenagem ficaram alagadas. Somadas as movimentações das duas empresas que operam no terminal chegam entre 12 e 15 toneladas diariamente.
De acordo com o despachante de cargas do terminal de cargas do aeroporto, Paulo Rogério Silva de Souza, cada vez que chove, o serviço acaba sendo muito prejudicado. Segundo Souza, as pessoas que utilizam os serviços do aeroporto não conseguem o acesso para retirar a carga para fazer despacho da mercadoria.
De acordo com o administrador do aeroporto Maurício D’avila, a área do terminal é considerada local privado, e que no final no ano passado foi feito uma licitação para que uma empresa realize a obra de construção de uma canaleta que deve escoar a água da chuva, evitando novos alagamentos. A empresa teria atrasado o início das obras, sem a definição de uma data para o início. Ainda conforme D’avila, o Departamento Aeroportuário do Estado, que realizou o pregão, está notificando a empresa e inclusive, multando pelo atraso da obra.