
Uma área de baixa pressão provoca tempestades no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (19). O alerta é do Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual, com risco de ventos acima de 90 km/h, podendo superar 100 km/h, além de granizo e chuva intensa.
No final da madrugada e início da manhã, os temporais começam pelo Oeste, com rajadas pontuais fortes e queda de granizo. A chuva intensa também atinge a região.
Ao longo do dia, as tempestades avançam para as Missões, parte do Centro e do Noroeste, mantendo o potencial de vento forte e granizo. No Sul e Campanha, a chuva será moderada a pontualmente forte.
Os acumulados previstos variam entre 10 mm e 60 mm, com os maiores volumes no Oeste, Missões, Noroeste e Centro. Na sexta-feira (20/2), instabilidades isoladas persistem na metade Norte. Ao final do período, os acumulados no Estado devem ficar entre 10 mm e 40 mm, podendo chegar a 60 mm em áreas específicas.
Previsão hidrológica
A condição hidrológica atual é de normalidade, com níveis baixos na bacia do rio Vacacaí-Vacacaí Mirim. A tendência é de estabilidade ou declínio.
Diante dos volumes previstos, a Defesa Civil indica condição de atenção. Há risco de elevações rápidas em arroios e pequenos rios, além de alagamentos pontuais. Rios de maior porte devem registrar pequenas elevações.