Previsão de desvio de temperatura máxima entre os dias 24 e 29 de janeiro. Imagem: INMET/Divulgação
Previsão de desvio de temperatura máxima entre os dias 24 e 29 de janeiro. Imagem: INMET/Divulgação

A última semana de janeiro está sendo marcada por uma intensa onda de calor para a região sul do Brasil, com picos esperados para esta quarta-feira (28). A previsão é de temperaturas que podem superar a marca dos 38°C no Rio Grande do Sul, configurando um cenário de calor extremo em várias áreas.

O fenômeno é causado pela atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens e impede a ocorrência de chuvas significativas. Com o céu aberto e sol forte, o calor foi intensificado a partir do último sábado (24).

Áreas mais afetadas

As principais áreas afetadas são o oeste, centro e sul do Rio Grande do Sul. Nessas regiões, as máximas variam entre 35°C e 39°C, ficando até 6°C acima da média histórica para janeiro. As cidades de Alegrete, São Borja e Uruguaiana devem registrar os valores mais extremos, com possibilidade de ultrapassar os 38°C na tarde de quarta-feira (28).

Santa Catarina e Paraná também sob alerta

Em Santa Catarina, o calor mais intenso se concentra no centro-oeste. Termômetros podem marcar entre 35°C e 36°C em cidades como Chapecó e São Miguel do Oeste, ficando 5°C a 6°C acima da média. No Paraná, as condições são semelhantes no oeste, com máximas até 5°C acima do normal em regiões próximas a Cascavel e Pato Branco.

Risco de onda de calor

As temperaturas permanecem elevadas por pelo menos quatro dias consecutivos. O INMET não descarta a possibilidade de configuração de uma onda de calor, especialmente no Rio Grande do Sul.

Segundo os critérios internacionais, seguidos pelo instituto, uma onda de calor é caracterizada por máximas pelo menos 5°C acima da média histórica por cinco dias ou mais. O cenário atual coloca o estado em alerta para a formação do fenômeno.