O Rio Grande do Sul enfrentará um novo cenário de forte instabilidade nesta sexta-feira, 22, segundo a MetSul Meteorologia. O dia terá calor, chuva e riscos de temporais em diferentes regiões do território gaúcho.
Já durante a madrugada e o período da manhã, pancadas de chuva acompanhadas de raios, granizo e temporais isolados devem atingir diferentes pontos.
De acordo com análises da MetSul, uma corrente de jato em baixos níveis, que se origina na Bolívia e no Centro-Oeste, transportará ar quente para o estado e provocará vento Norte de forte intensidade em várias regiões.
Ao longo do dia, a instabilidade se concentra no Sul, enquanto nas demais áreas o tempo melhora com sol, nuvens e vento Norte persistente.
Temperaturas elevadas
O calor será destaque nesta sexta-feira em que as temperaturas devem passar dos 30 °C em grande parte do Oeste, Centro e Norte, podendo chegar a 35 °C em algumas cidades. Até mesmo a Serra terá uma tarde quente incomum para esta época do ano.
Já no Sul gaúcho, a chuva permanece com pancadas fortes, descargas elétricas e alto risco de granizo.
Instabilidade persiste no final de semana
O fim de semana também deve ser marcado por instabilidade. No sábado, 23, a aproximação de uma frente fria a partir do Chile trará chuva desde cedo no Oeste e no Sul. Ao longo do dia, o sistema avança pelo estado, podendo provocar temporais, granizo e vendavais isolados devido ao choque com o ar quente que estará na dianteira da frente.
No domingo, 24, a frente fria ainda provoca instabilidade no Norte e no Nordeste do estado. Nas demais regiões, o tempo melhora com sol e ingresso de ar seco e frio, o que deve trazer queda de temperatura.
Os acumulados de chuva podem ser expressivos. No Oeste e no Sul, há previsão de 100 a 150 mm até domingo. Nas demais regiões, os volumes podem superar 50 mm em diversos municípios.
A MetSul alerta para risco elevado de temporais isolados fortes a severos até o fim de semana, com possibilidade de granizo e vendavais.