A instabilidade segue neste começo de semana devido a um centro de baixa pressão atmosférica que mantém o risco de temporais no Sul do Brasil. A chuva pode ser mais abrangente com expectativa dos maiores acumulados serem registrados entre Santa Catarina e Paraná.
Nas primeiras horas desta segunda-feira (14), um centro de baixa pressão atmosférica se forma no mar. A tendência, ao longo do dia, é deste sistema se afastar da Costa. A expectativa é de a chuva seguir neste começo de semana com eventos isolados de forte intensidade que poderão vir acompanhados de raios, vendavais e queda de granizo. Em alguns pontos a expectativa é de chuva forte com potencial de granizo. A instabilidade tende a ter rápido deslocamento entre a madrugada e o começo da manhã.
Entre a tarde e a noite ocorrem melhorias e aberturas de sol poderão ocorrer em diversos trechos alternando com períodos de nebulosidade. Ao mesmo tempo entre a Campanha e o Sul do Rio Grande do Sul ainda há pancadas de chuva devido a circulação ciclônica. Não se descarta até mesmo eventos isolados de chuva forte. Dia será ventoso com rajadas que deverão oscilar entre 40 e 60 km/h na maioria das regiões, especialmente na segunda metade do dia.
Apesar da instabilidade a expectativa é da temperatura subir com máximas que poderão oscilar ao redor de 24 a 26°C em diversas áreas do Rio Grande do Sul com temperatura mais alta nos vales e na Grande Porto Alegre.
Com informações da MetSul Meteorologia