METEOROLOGIA

Semana começa com chuva e ventos no RS; maior instabilidade atinge segunda e terça

Avanço de baixa pressão sobre o Estado deve provocar precipitações fortes e rajadas de vento, com risco pontual de granizo

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A semana começa com tempo instável no Rio Grande do Sul. De acordo com a MetSul Meteorologia, a segunda (7) e a terça-feira (8) serão os dias com maior risco de chuva e vento, devido à formação de um centro de baixa pressão que se desloca do Nordeste da Argentina em direção ao território gaúcho e, posteriormente, ao oceano. Esse sistema deve provocar forte instabilidade na atmosfera.

Neste domingo (6), o tempo ainda se mantém firme em boa parte do Estado, com sol e nuvens esparsas. No entanto, já no final do dia há possibilidade de chuva em pontos da Metade Oeste.

Na segunda-feira (7), a mudança no tempo será mais evidente, com aumento da nebulosidade e precipitação na maioria das regiões. As chuvas poderão ser moderadas a fortes, acompanhadas de raios, especialmente do Centro ao Oeste gaúcho, onde o risco é maior.

A instabilidade avança na terça-feira (8), atingindo quase todo o território gaúcho — com exceção do Oeste. A previsão indica que a região de Porto Alegre pode registrar os maiores volumes acumulados do episódio.

Risco de temporais

Embora o risco de temporais não seja elevado devido às temperaturas mais baixas, não se descartam ocorrências pontuais, com possibilidade de granizo isolado em razão do resfriamento da atmosfera.

Na quarta-feira (9), a instabilidade persiste, com chuvas previstas para as Metades Sul e Leste, especialmente na região costeira. O tempo instável deve continuar ao longo da quinta e sexta-feira, mantendo o risco de chuva moderada a forte, principalmente no litoral.

Volumes e ventos

Os volumes acumulados variam conforme a região. A maioria das cidades deve registrar entre 30 mm e 50 mm, mas em alguns pontos os acumulados podem ultrapassar os 50 mm, valor que representa cerca de metade da média de chuvas de abril inteiro.

Além da chuva, o contraste entre a baixa pressão e uma massa de ar frio associada a um sistema de alta pressão deve provocar ventos. A maior parte do Estado terá vento fraco a moderado, mas rajadas fortes podem ocorrer, sobretudo na terça-feira.

*Com informações de Correio do Povo