Semana começa com chuva e temporal no RS

Tempo poderá ter melhoras esporádicas, mas volumes de precipitação serão altos nos próximos dias

Publicado por
06:00 - 17/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
domingo

Foto: Leouve / Previsão do Tempo

A semana que se inicia será marcada pela chuva. Modelos numéricos analisados pela MetSul indicam que o tempo firmaria no estado somente no começo da semana que vem com ar frio e de alta pressão chegando ao estado. Todos os dias da semana serão de instabilidade, especialmente na Metade Norte que pode terchuva forte e temporais isolados nesta segunda-feira, sobretudo perto de Santa Catarina.

Apesar do tempo instável, não chove o tempo todo e ocorrerão intervalos sem chuva e de melhoria ao longo da semana. Com mais dias de chuva pela frente, o risco de deslizamentos de terra e queda de barreiras é crítico na Serra. Os rios podem se elevar ainda mais com a persistência da instabilidade.

A MetSul alerta que haverá cheias de rios devido aos elevados volumes de chuva de e ainda o que se espera de precipitação nos próximos dias. Foram entre 100 mm e 200 mm em vários pontos da Metade Norte, ou seja, entre 100% e 150% da média histórica do mês todo no domingo. Onde mais choveu foi em faixa entre o Alto Jacuí, a região de Soledade, os vales, Norte da Grande Porto Alegre, a Serra, Aparados e localidades mais ao Norte do Litoral Norte.

Com a chuva, houve deslizamentos de terra e quedas de barreiras, além de transbordamento de arroios com inundações. Os altos volumes de precipitação na Serra e Campos de Cima preocupam porque são as regiões de nascentes do Taquari-Antas, Caí e Paranhana (que desemboca no Rio dos Sinos). Os volumes foram igualmente altos nas nascentes do Jacuí.

Com o que choveu, a MetSul projeta elevação acentuada no curto prazo de rios de resposta rápida e de alta declividade, casos do Taquari e Caí. Gravataí e Sinos, que nascem entre o Litoral Norte e a Serra, possuem resposta mais lenta assim como o Jacuí. Na segunda, espera-se ainda chuva volumosa em pontos mais ao Noroeste e ao Norte gaúcho. Sob este cenário, os rios com maior potencial de elevação na semana pela análise da MetSul são o Uruguai, Jacuí, Taquari, Sinos, Gravataí e Caí.

Exceção do Uruguai, todos desaguam no delta e no Guaíba, junto a Porto Alegre. Por isso, o Guaíba subirá no decorrer dos próximos dias e vai preocupar. Apesar do indicativo de cheias, a MetSul enfatiza que os níveis não atingirão as marcas observadas na primeira semana de maio.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp