
O sol predomina no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, mas haverá nuvens esparsas no decorrer do dia. O dia começa com temperaturas amenas a agradáveis, porém aquece rapidamente durante a manhã. A tarde será de calor em quase todo o estado com as mais altas temperaturas previstas para a Fronteira Oeste, junto à Argentina, onde as máximas passam de 35ºC.
Esta segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026, marca não apenas as celebrações religiosas de Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá, mas também o desafio do retorno para milhares de gaúchos que aproveitaram o final de semana prolongado. O cenário combina temperaturas elevadas, “nordestão” no litoral.
Calor e sol predominam na Serra
Para quem está na Serra Gaúcha, o dia começa com céu limpo, mas a nebulosidade aumenta ao longo da tarde. O “mormaço” típico de fevereiro deve ditar o ritmo:
Na Serra Gaúcha as máximas devem atingir os 29°C a 30°C. Embora o sol apareça, a alta umidade favorece a formação de nuvens. Diferente dos últimos dias, a chance de chuva é isolada, mas não se descarta a tradicional “pancada de verão” rápida no final da tarde.
O Rio Grande do Sul vive um dia de contrastes. Enquanto o Litoral Norte lida com o vento Nordeste moderado e sol, a Fronteira Oeste segue como um “forno”, com marcas que podem chegar aos 38°C.
A MetSul Meteorologia alerta que fevereiro que se inicia terá um elevado número de dias de calor excessivo no Rio Grande do Sul e potencialmente alguns serão os mais quentes deste verão de 2026, com máximas que vão passar facilmente da casa dos 40ºC. Já nesta primeira semana se espera que o calor seja intenso a extremo com uma escalada da temperatura.
Assim como ocorreu na última semana de janeiro, a tendência é que o calor mais intenso nesta semana se concentre no Oeste gaúcho. O calor escala com até 37ºC a 39ºC na terça. O pior, no entanto, está reservado para a segunda metade da semana com 40ºC e 42ºC na quinta e na sexta, não se descartando marcas mesmo superiores. Mais a Leste do estado, onde estão Porto Alegre e o litoral, o calor nesta primeira semana de fevereiro não será tão extremo.
O calor ganha força na região metropolitana a partir do meio da semana. Na sexta, termômetros podem marcar entre 37ºC e 38ºC. Também nos vales a sexta-feira será tórrida com máximas de até 37ºC a 39ºC. Modelos matemáticos de previsão do tempo indicam que no sábado uma frente fria deve alcançar o Rio Grande do Sul com chance de chuva.
Panorama Rio Grande do Sul
O estado segue sob a influência de uma massa de ar quente e úmido, o que gera cenários distintos:
- Fronteira Oeste e Noroeste: O “forno” continua ligado. Máximas que podem atingir os 37°C em cidades como Uruguaiana e São Borja. O risco de chuva é menor nestas áreas, predominando o sol forte.
- Litoral Norte: Para quem vai às celebrações de Iemanjá ou Navegantes na orla, o dia será de sol com aumento de nuvens à tarde. O vento Leste (o famoso “nordestão”) sopra com intensidade moderada, ajudando a refrescar.
- Região Metropolitana: Dia de calor intenso. Como é feriado na capital, a cidade está mais calma, mas o tempo fica instável entre o fim da tarde e o início da noite, com chance de pancadas de chuva que podem atrapalhar as procissões finais.