Após dois dias de instabilidade, acompanhado de nuvens o sol volta a predominar no Rio Grande do Sul neste sábado (6).
Conforme a MetSul Meteorologia, o tempo mais aberto na madrugada vai favorecer um expressivo resfriamento e, sob a influência de uma forte massa de ar frio para setembro, com isso o dia vai amanhecer com temperatura muito baixa para esta época do ano na maioria das cidades gaúchas.
Marcas abaixo de zero são possíveis entre a Campanha e a Serra do Sudeste. Com mínimas abaixo de 5ºC em grande parte do interior, a maioria das regiões deverá ter geada ao amanhecer. Já a tarde vai ser entre fria e amena, conforme a localidade.
Em Porto Alegre, as marcas variam entre 8ºC e 16ºC, enquanto em Caxias do Sul oscila de 2ºC a 14ºC. Em Ausentes a temperatura mínima será de 0ºC e a máxima de 13ºC. Já em Bagé os termômetros terão registros 1ºC e 13ºC e em Santa Cruz entre 6ºC e 17ºC.
Alerta para chuva e ciclone
Uma área de baixa pressão vai novamente instabilizar o tempo no começo da semana no Rio Grande do Sul com mais chuva.
O tempo já muda da tarde para a noite deste domingo, 7, no Noroeste, Norte e o Oeste do estado. Na segunda, a chuva toma conta do estado. Pode chover forte em algumas regiões. A baixa pressão dará origem a um enorme e intenso ciclone no Atlântico na semana que vem.
Conforme a MetSul, embora o tempo fique mais ventoso na terça-feira, 9, na costa, dados indicam que o vento muito intenso ficará em alto mar. O maior impacto deve ser uma ressaca do mar, que pode ser grande, na segunda metade da semana.