O avanço da frente fria e da intensa massa de ar frio de origem polar deixa o Rio Grande do Sul e outros estados do Sul do Brasil em estado de atenção ao menos até o fim de semana. Esta informação é segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A condição climática também será propícia à incidência de neve mesmo em localidades onde geralmente o fenômeno climático não ocorre.
“A chance de nevar em áreas pontuais de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná não está descartada. O fenômeno geralmente ocorre com temperaturas mínimas entre 2°C e -2°C, além da combinação de umidade e temperaturas baixas”, afirma o Inmet.
Conforme o instituto, áreas de instabilidades já causam chuva em várias regiões gaúchas, com possibilidade de queda de granizo. Ao menos até esta quarta-feira (28), as precipitações chegam a outros pontos, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre.
Em paralelo, uma intensa massa de ar frio entra pelo oeste dos três Estados do Sul, baixando as temperaturas de forma significativa. Além disso, promove uma “onda de frio com temperaturas perto de zero grau”, estima o Inmet.
Uma geada mais forte e ampla está prevista para a sexta. Principalmente na Serra e no Norte do Rio Grande do Sul, com maior intensidade entre Santa Catarina e Paraná.
Há previsão de neve na Serra Gaúcha e na serra do sudoeste do Estado. Além disso, na serra de Santa Catarina; no planalto norte de Santa Catarina, chegando até o sul do Paraná, há maior probabilidade de neve. Esta informação é ainda segundo o Inmet.
Fonte: Estadão