
Rio Grande do Sul - A quinta-feira, dia 25 de dezembro, será marcada por tempo instável em grande parte do Rio Grande do Sul. A combinação de calor e muita umidade mantém a condição para chuva ao longo do dia, intercalada com períodos de abafamento e possíveis aberturas de sol.
O Instituto Nacional de Meteorologia mantém alerta laranja para risco de tempestades válido até as 23h59 desta quinta-feira. O aviso indica a possibilidade de chuva intensa, com acumulados entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros ao dia, além de ventos fortes que podem variar de 60 a 100 quilômetros por hora e queda de granizo. Há risco de alagamentos, queda de árvores, interrupção no fornecimento de energia elétrica e prejuízos em áreas agrícolas.
As regiões sob alerta laranja incluem a Região Metropolitana de Porto Alegre, o Noroeste, o Nordeste e o Centro Oriental do estado. Para outras áreas do Rio Grande do Sul, o Inmet também mantém alerta amarelo, que indica perigo potencial. Nesse caso, a previsão aponta chuva moderada a forte, rajadas de vento entre 40 e 60 quilômetros por hora e eventual queda de granizo, com menor risco de danos mais severos.
A instabilidade é reflexo de um rio atmosférico que atua sobre o estado nos últimos dias e já provocou diversos transtornos, como enxurradas, alagamentos e danos estruturais em municípios da Serra e do Norte gaúcho. A orientação das autoridades é para que a população acompanhe os avisos meteorológicos e evite áreas de risco durante a ocorrência de temporais.
Em Farroupilha os termômetros oscilam entre 20ºC e 26ºC.
Fonte: Correio do Povo