Ilustração
Ilustração

Rio Grande do Sul - A semana começa com mudança significativa no tempo em boa parte do Brasil. A partir desta segunda-feira (19), uma frente fria avança pelo Sul e pelo Centro do país, trazendo chuva em vários momentos, risco de temporais isolados e queda acentuada das temperaturas, especialmente nas regiões Sul e Sudeste.

No Rio Grande do Sul, a frente fria chega entre a tarde e a noite de domingo, mas é na segunda-feira que os efeitos ficam mais evidentes. Ao interagir com um sistema frontal semi-estacionário, a instabilidade ganha força principalmente na Metade Norte do estado, além de Santa Catarina e do Paraná, com maior impacto em áreas próximas ao Leste. Há previsão de pancadas de chuva localmente fortes, com possibilidade de raios, rajadas de vento e queda isolada de granizo. Segundo a MetSul Meteorologia, os temporais devem ser pontuais, sem caráter generalizado.

Ainda na segunda-feira, o tempo começa a melhorar gradualmente no Sul, com o avanço de uma massa de ar frio associada a um sistema de alta pressão, que empurra a instabilidade em direção ao Centro do Brasil. Esse mesmo sistema avança para o Sudeste a partir da tarde e da noite, provocando chuva e temporais em pontos de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com risco de volumes elevados em curto período.

A frente fria também deve contribuir para a organização da Zona de Convergência do Atlântico Sul, a ZCAS, ao longo da semana. O fenômeno pode provocar acumulados expressivos de chuva em áreas de Goiás, Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e Espírito Santo, com atuação persistente por vários dias.

Além da chuva, o destaque é a queda de temperatura. Uma nova massa de ar frio avança no começo da semana e deve encerrar o período de calor mais intenso. As madrugadas de segunda, terça e quarta-feira devem ter temperaturas abaixo da média para janeiro. No Sul e na Campanha gaúcha, os termômetros podem marcar entre 10 e 13 graus. Já nas áreas mais altas dos Aparados da Serra, as mínimas podem ficar entre 5 e 7 graus. As tardes também devem ser mais amenas, especialmente no início da semana.

Fonte: Correio do Povo