Ilustração
Ilustração

Rio Grande do Sul - O Rio Grande do Sul começa a semana ainda sob a influência de ar tropical quente e úmido na maioria das regiões. O sol aparece com nuvens em meio a períodos de maior cobertura de nebulosidade. Chove principalmente em cidades do Oeste, Centro e da Metade Norte gaúcha, sobretudo da tarde para a noite.

A instabilidade alcança a Grande Porto Alegre. Isoladamente, a chuva pode ser forte a intensa e acompanhada de temporal com raios e rajadas de vento. No Sul gaúcho, o tempo firme predomina. O tempo quente persiste e mais uma vez com abafamento.

O fim de semana no Rio Grande do Sul foi marcado por sol, nuvens, calor, chuva e ainda temporais. O dia de maior instabilidade foi o sábado, quando chuva localmente forte e os temporais atingiram várias regiões, deixando danos em ao menos doze municípios. Na Grande Porto Alegre, o vento chegou a 97 km/h. No litoral, com muita gente na beira da praia, impressionou o avanço da instabilidade com nuvens do tipo arco.

Fez muito calor no sábado com máxima em Porto Alegre de 36ºC, mas sensação de 45ºC pela alta umidade. Embora o calor tenha persistido, domingo não fez calor como na véspera e a chuva atingiu a maioria das cidades sem grandes volumes ou temporais.

Neste últimos dias de 2025 e no começo de 2026, a instabilidade não abandona o Rio Grande do Sul. Os dias terão sol e nuvens com calor, mas da tarde para a noite vão ocorre pancadas de chuva e temporais isolados, concentrados na Metade Norte.