PREVISÃO DO TEMPO

Instabilidade marca o início da semana no Rio Grande do Sul

A partir da tarde, uma frente fria pode provocar temporais localizados, especialmente no Noroeste, Norte, Serra e parte da Região Metropolitana

Ilustração
Ilustração

A semana começa com instabilidade no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (8). Segundo a Defesa Civil, a chegada de uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão e a um cavado em níveis médios da atmosfera deve trazer chuva forte, ventania e chance de granizo em diferentes pontos do Estado.

Entre a madrugada e o início da manhã, as regiões Oeste, Campanha e Sul devem concentrar os maiores volumes de precipitação, variando entre 40 e 60 milímetros. Em alguns locais, os acumulados podem superar 80 milímetros, o que aumenta a possibilidade de alagamentos e da elevação repentina de pequenos cursos d’água.

Nas demais áreas do território gaúcho, como a região Central, os Vales, a Grande Porto Alegre e o Litoral, o tempo também segue instável. Durante o dia, a expectativa é de chuva fraca a moderada, com volumes de 20 a 60 milímetros. A partir da tarde, a frente fria pode provocar temporais localizados, especialmente no Noroeste, Norte, Serra e parte da Região Metropolitana.

Nessas localidades, há risco de rajadas de vento entre 60 e 80 km/h e queda de granizo. No Litoral, o mar deve permanecer agitado.

As temperaturas apresentam variação significativa: mínimas entre 11°C e 18°C e máximas que podem chegar a 29°C no Norte e Noroeste.

A Defesa Civil orienta que a população evite áreas sujeitas a alagamento, não se abrigue debaixo de árvores em caso de tempestade com raios e redobre a atenção em regiões com histórico de enchentes ou deslizamentos. Situações de emergência devem ser comunicadas pelo telefone 199.