Tempestade com risco extremo leva Defesa Civil Nacional a coordenar preparação com estados (Foto: Yasmin Fonseca/MIDR)
Tempestade com risco extremo leva Defesa Civil Nacional a coordenar preparação com estados (Foto: Yasmin Fonseca/MIDR)

Estados da Região Sul e parte de Mato Grosso do Sul podem enfrentar uma forte tempestade entre domingo (16) e segunda-feira (17). Diante do aviso vermelho emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Defesa Civil Nacional reuniu, nesta sexta-feira (14), equipes estaduais e municipais para alinhar ações de prevenção. A Região Sudeste também pode sofrer impactos.

Durante coletiva, o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun, destacou o trabalho conjunto entre os órgãos federais. Ele afirmou que a reunião técnica teve o objetivo de atualizar as previsões e orientar os gestores para o fim de semana. “A Defesa Civil Nacional, o Inmet e outros órgãos do Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil trabalham juntos para garantir a melhor preparação possível”, disse.

Braun reforçou a importância dos sistemas de alerta e lembrou que o Defesa Civil Alerta já funciona em todo o país. O recurso utiliza a rede de telefonia celular para enviar mensagens de texto e alertas sonoros diretamente aos aparelhos em áreas de risco elevado. Os avisos aparecem na tela mesmo com o celular no modo silencioso e alcançam dispositivos Android e iOS lançados a partir de 2020, desde que conectados a redes 4G ou 5G. O serviço não exige cadastro e é gratuito.

Os alertas indicarão o tipo de risco e trarão orientações de proteção. As defesas civis municipais definem o conteúdo e o momento de envio, enquanto a Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap) operacionaliza a transmissão. O sistema atua de forma complementar a outras ferramentas, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts. Braun pediu atenção redobrada da população: “É fundamental que as pessoas sigam as recomendações e adotem medidas de autoproteção”.

Ciclone e Tempestades: Previsões e Impactos

O Inmet prevê chuvas acima de 100 milímetros em 24 horas, ventos intensos e granizo. A meteorologista Marcia Seabra explicou que a formação de um ciclone extratropical entre a noite de sábado (15) e a madrugada de domingo (16) deve intensificar o cenário. Segundo ela, o ciclone se deslocará rapidamente para o oceano, mas dará origem a uma frente fria que avançará pelo Sul e parte do Centro-Oeste, causando tempestades severas. Na segunda-feira (17), a frente também deve alcançar o Sudeste, chegando ao estado de São Paulo.