Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma frente fria oceânica avança sobre o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (28) e deve provocar tempestades em várias regiões. O alerta foi atualizado pelo Centro de Monitoramento da Defesa Civil (CMDEC) na tarde desta quinta-feira (27), indicando risco de queda de granizo, rajadas de vento, chuva intensa e descargas elétricas.

As áreas mais afetadas serão a metade Leste do estado, abrangendo a Costa Doce, a Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), partes dos Vales e da Serra e o Litoral Norte. Nessas localidades, as rajadas de vento podem superar os 90 km/h, com potencial para ocorrência de microexplosões.

O clima começa a mudar ainda durante a madrugada de sexta-feira no Sul do Estado, com temporais isolados. No entanto, é a partir do final da manhã e ao longo da tarde que o tempo piora significativamente. 

No Centro, Norte, Litoral Médio e parte da Campanha, a expectativa é de chuva moderada a forte, também acompanhada de raios e granizo. Os acumulados de chuva previstos para o dia variam entre 10 e 40 mm, podendo atingir pontualmente 50 mm na Serra, Costa Doce e Sudeste. 

No sábado (29), a tendência é de tempo estável na maior parte do território gaúcho. Apenas o Oeste e parte da Campanha ainda podem registrar temporais isolados, com volumes de chuva entre 5 e 30 mm.