Ilustração.
Ilustração.

A MetSul Meteorologia emite um alerta para um cenário de altíssimo risco de tempo severo no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (15). A chegada de uma frente fria encontrará uma massa de ar quente, resultando na formação de numerosos temporais com potencial para grande intensidade, afetando todas as regiões gaúchas.

O maior risco neste evento não é a chuva volumosa ou o granizo, mas sim a ocorrência de vendavais generalizados e intensos. A MetSul adverte para o risco de rajadas de 70 km/h a 100 km/h em muitas cidades. Em alguns pontos, o vento pode ultrapassar 100 km/h, e há risco isolado de tempestades muito severas com vento acima de 120 km/h.

Período Crítico: O período mais perigoso será da tarde para a noite desta segunda-feira. A chegada da frente fria coincidirá com as horas mais quentes do dia (com temperaturas acima de 35ºC em muitas cidades), potencializando a formação de células de tempestade.

Condições Destrutivas: Modelos meteorológicos indicam a possibilidade de formação de supercélulas e áreas de instabilidade com características que aumentam a probabilidade de vendavais fortes a muito fortes, com risco de fenômenos severos isolados como microexplosões e/ou tornados.

Consequências: O alto risco de vendavais com caráter destrutivo pode causar extensos danos, incluindo queda de árvores, postes, colapsos estruturais e grande impacto na rede elétrica, resultando em falta de luz.

Regiões de maior risco para Frente Fria

Embora o risco se estenda por grande parte do estado, a probabilidade de vendavais é maior no Oeste, Centro e Metade Norte do estado, e também em pontos isolados do Leste, incluindo a área de Porto Alegre e região metropolitana. A MetSul considera a região entre o Noroeste, as Missões e o Planalto Médio como de risco particularmente elevado.

Previsão de Chuva

Ao contrário dos ventos, a frente fria não deve trazer chuva volumosa para a maioria das cidades. Os acumulados tendem a ficar abaixo de 20 mm ou 30 mm na esmagadora maioria dos locais. No entanto, o caráter isolado das células de tempestade severas pode causar, de forma muito pontual, chuva forte a intensa com acumulados entre 50 mm e 100 mm em curto período.