A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para a ocorrência de tempestades e chuvas intensas no estado a partir da tarde de domingo (5). O fenômeno será causado pelo deslocamento de uma frente fria, que deve provocar tempestades com granizo grande, rajadas de vento entre 70 km/h e 90 km/h, raios e chuva forte para as regiões Oeste, Campanha e Sul, com acumulados de 30 mm a 80 mm.
Na segunda-feira (6), o sistema segue avançado, mantendo a previsão de chuva intensa, descargas elétricas, granizo e ventos acima de 80 km/h. Os volumes variam de 30 mm a 70 mm, podendo ser pontualmente de 90 mm no Centro e nas Missões. À tarde, o tempo começa a melhorar no Sul, Campanha, Oeste e Litoral Sul.
Para terça-feira (7), a expectativa é de chuva fraca e maior nebulosidade no Noroeste, Norte, Nordeste, Serra e Litoral Norte, com o tempo firme retornando gradualmente. No litoral, o mar ficará agitado. Os acumulados previstos são de 50 mm a 100 mm, com pontos de até 120 mm no Oeste, Campanha, Centro e Sul.
Previsão hidrológica
A condição hidrológica atual é de normalidade na maior parte do Estado. No entanto, devido ao volume de chuvas previsto, há indicação de condição de atenção e alerta.
É esperada uma elevação com risco de cheia em arroios e pequenos cursos d’água. Rios maiores podem ter elevações pontuais, atingindo cotas de atenção e alerta para inundação. Alagamentos em áreas urbanas também são possíveis, dependendo da intensidade das chuvas.