ALERTA

Ciclone pode provocar ventos de até 100 km/h no RS; veja regiões afetadas

Fenômeno se forma entre a Argentina e o Uruguai e deve gerar transtornos em várias regiões

Foto: METSUL
Foto: METSUL

Um ciclone extratropical, em formação na fronteira entre Argentina e Rio Grande do Sul, vai provocar ventos fortes no estado a partir desta terça-feira (19). As regiões Noroeste e Litoral são as mais afetadas, com previsão de rajadas próximas a 100 km/h, entre terça-feira à tarde e quarta-feira de manhã.

Na terça-feira, as rajadas de 50 à 80 km/h estarão presentes. Já na quarta-feira, a intensificação acontece com ventos entre 70 e 90 km/h, com picos localizados de 100 km/h. O vento pode soprar com rajadas fortes em Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Imbé, Cidreira, Osório, Balneário Pinhal, Palmares do Sul, Capivari do Sul, Mostardas, Tavares, São José do Norte, Rio Grande, Pelotas, Santa Vitória do Palmar e Chuí. 

Também são áreas com potencial para vento forte a intenso São José dos Ausentes, Cambará do Sul, São Francisco de Paula, Rolante, Riozinho, Camaquã, Santo Antônio da Patrulha, Barra do Ribeiro, Arambaré, Cristal, Tapes, Turuçu e São Lourenço do Sul. Áreas de concessão da RGE no Rio Grande do Sul, que escaparam do ciclone de julho, poderão sofrer interrupções no fornecimento de energia.

A Defesa Civil gaúcha recomenda que sejam evitadas a circulação em áreas arborizadas, a fixação de objetos em telhados e o acompanhamento de alertas oficiais. O ciclone se afasta do continente na quinta-feira (21), com retorno da estabilidade climática. No Rio Grando do Sul, a partir da melhora do tempo, deve ser observada a volta do sol com nuvens.