
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para tempestades severas nos próximos dias. A partir desta quinta-feira (6), o Centro de Monitoramento atualizou as condições climáticas, prevendo a formação de um ciclone extratropical.
Na sexta-feira (7), o fenômeno vai provocar temporais generalizados. As regiões Noroeste, Norte e Nordeste do estado estão em área de maior risco, com potencial para ocorrência de tornados e rajadas de vento acima de 100 km/h.
Também estão previstas chuvas intensas e granizo de grande porte de forma isolada em toda a metade Norte do RS. Os acumulados de chuva devem variar entre 60 mm e 100 mm por dia, podendo atingir 150 mm na região Central em um período de 6 a 12 horas.
Nas demais regiões, os volumes de chuva ficam entre 10 mm e 80 mm. As rajadas de vento devem oscilar entre 50 km/h e 85 km/h em todo o estado, ultrapassando os 100 km/h no Litoral Médio, Norte e na Costa Doce.
No sábado (8), o ciclone ainda vai influenciar o tempo, provocando chuva moderada a forte na Costa Doce, Litoral Norte, Litoral Médio e na Região Metropolitana de Porto Alegre. Os acumulados podem variar entre 30 mm e 60 mm.
As rajadas de vento permanecem entre 50 km/h e 85 km/h, podendo chegar a 100 km/h no Litoral, Costa Doce, RMPA e Nordeste. A previsão é que no domingo (9) o tempo estabilize, com sol e nebulosidade variável.
Previsão hidrológica indica risco de cheias
A condição hidrológica atual é de normalidade na maior parte do estado. No entanto, com as chuvas intensas previstas, foi declarada condição de Atenção e Alerta para algumas regiões do estado.
Há risco de elevação rápida dos níveis de arroios e pequenos rios, enxurradas em áreas de declive e alagamentos urbanos. A bacia do Caí é apontada como a mais suscetível, com possibilidade de inundação em São Sebastião do Caí e Montenegro.