Foto: Fernando Dias/Seapi
Foto: Fernando Dias/Seapi

Rio Grande do Sul - Os próximos dias devem ser de tempo úmido no Rio Grande do Sul, com aumento da nebulosidade e ocorrência de chuvas, principalmente nas regiões Central e Norte. A condição favorece a manutenção da umidade do solo e reduz o estresse hídrico das culturas, mas pode dificultar atividades no campo e elevar o risco de doenças fúngicas.

As informações constam no Boletim Integrado Agrometeorológico 52/2025, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Segundo o documento, “a persistência de tempo úmido pode limitar a realização de práticas de manejo e favorecer a incidência de doenças em lavouras mais adensadas”.

Previsão dia a dia

Na sexta-feira (26), um sistema de alta pressão deixa o tempo mais estável no Sul, com redução da nebulosidade. No Norte, ainda haverá variação de nuvens. As máximas podem chegar a 28 °C em Santana do Livramento.

No sábado (27), o dia começa com sol entre nuvens em todo o Estado. À tarde, a nebulosidade aumenta e há previsão de chuvas em todas as regiões, com possibilidade de tempestades, raios e ventos fortes na Metade Oeste. As temperaturas variam entre 29 °C na Serra e 33 °C no Oeste.

No domingo (28), o sol aparece entre nuvens pela manhã. À tarde, áreas de instabilidade provocam chuvas na Metade Sul. No Norte, os termômetros podem alcançar 34 °C.

Já na segunda-feira (29), a nebulosidade segue variável, com chance de chuva no fim da tarde na Metade Norte. As máximas devem ficar em torno de 30 °C em municípios como São Gabriel e Iraí.

O boletim agrometeorológico é atualizado semanalmente e traz informações sobre diferentes culturas e criações no Estado. As publicações estão disponíveis no site da Secretaria da Agricultura.