CLIMA

Calor extremo e risco de temporal na previsão do tempo para o RS

A sensação térmica pode chegar a 50ºC em pontos do território gaúcho, nesta segunda (10)

SOL
SOL

O calorão que atua sobre o Rio Grande do Sul desde o início de fevereiro deve continuar forte nos próximos dias. Uma onda de calor que mantém as temperaturas excessivamente altas podem atingir de 40ºC a 43ºC. A sensação térmica pode chegar a 50ºC em pontos do território gaúcho.

A segunda-feira vai marcar o começo do período mais crítico de calor. Marcas perto e acima de 40ºC são esperadas em grande número de municípios do estado. Na capital, a temperatura deve ficar ao redor de 38ºC a 40ºC e na região metropolitana deve passar de 40ºC. Em Caxias do Sul, o dia começa com mínima de 21º e a máxima pode passar dos 32º, sem previsão de chuva.

Municípios do Noroeste, Oeste, Centro, Campanha e Vales devem ter de 40ºC a 43ºC. A terça-feira pode ser o pior dia de calor deste episódio extremo de calor. Outra vez numerosas cidades devem ter uma tarde tórrida com máximas próximas ou acima de 40ºC.

Porto Alegre pode ter ao redor de 40ºC e cidades da Grande Porto Alegre podem chegar a 40ºC a 41ºC. No interior, Noroeste, Oeste, Centro, Campanha e Vales devem ter temperaturas de 40ºC a 43ºC.

Há dados indicando temperaturas máximas para o Litoral Norte gaúcho na terça-feira em torno e superiores a 40ºC. Devido ao efeito de termorregulação do oceano, não costuma fazer calor excessivo nas praias.

Tendência para os próximos dias

Na terça-feira (11), a condição de calor intenso persiste durante o dia em todo RS. Contudo, a aproximação de uma nova frente fria sobre o oceano deverá estimular o retorno da instabilidade, especialmente no sul e leste gaúcho. Quedas de chuva mais expressiva podem ocorrer na região da Campanha e no Extremo Sul, com eventuais temporais localizados, com ventos, raios e até granizo.

Os dados indicam que a onda de calor deve ter seu último dia no Rio Grande do Sul na quarta-feira. Áreas de instabilidade fortes com chuva e temporais já afetam um maior número de municípios pela aproximação de uma frente fria, mas antes da chuva diversos pontos ainda devem ter calor com marcas em algumas localidades acima dos 35ºC.

Na quinta-feira, finalmente, projeta-se que a atuação de uma frente fria possa trazer chuva mais generalizada com queda de temperaturas. Embora ainda quente com abafamento em diversas localidades, as temperaturas não tendem a ser extremas.

Há previsão de chuva para a metade norte, região metropolitana e serra, e parte do oeste e sul do Estado. Já na sexta-feira (14), o tempo volta a firmar nessas áreas.