Um ano após as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, maio de 2025 inicia com sol e sem previsão de chuva no estado. Conforme a MetSul Meteorologia, o território gaúcho estará sob a influência de um centro de alta pressão que garante tempo firme.
O feriado de Dia do Trabalhador terá amplos períodos de céu claro. No decorrer do dia, entretanto, nuvens altas do tipo Cirrus começam a ingressar.
O amanhecer terá nevoeiro em parte do estado, especialmente no Centro e no Leste gaúcho. O começo do será novamente frio, com previsão de geada em pontos da Serra e Aparados. A tarde será de temperaturas agradáveis.
Como fica o clima em maio
Maio é o terceiro e, historicamente, o mais frio mês do outono em que as características já se aproximam do inverno, especialmente na segunda metade do mês.
A precipitação média histórica na capital gaúcha é de 112,8 mm. Porto Alegre, com dados desde 1910, teve em 2024 não só o maio mais chuvoso já visto como o mês com maior precipitação da série com 539,9 mm, o que não se repete em 2025.
Chuva abaixo da média
Maio começa com o Pacífico em neutralidade, sem El Niño ou La Niña, o que persistirá. Modelos de clima, em geral, indicam um maio de chuva abaixo da média na maior parte do Centro-Sul do Brasil enquanto no Sul, exceção do Paraná, o sinal é de chuva perto e regionalmente acima da média.
Não se espera um mês com muito alta frequência de dias com chuva, entretanto episódios de instabilidade farão com que a precipitação possa terminar com valores acima da média em particular em parte do Rio Grande do Sul.
O primeiro episódio de chuva mais ampla e com volumes mais alto deve se dar entre os dias 7 e 9. O cenário não é igual a 2024 não sendo esperados volumes extremos.
Frio
Não se espera um maio de muito frio, segundo a MetSul. A tendência é de temperatura perto ou acima da média.
Dias frios marcarão presença, mas parte significativa do mês terá dias amenos ou agradáveis com alta incidência de nevoeiro. Alguns dias terão tardes quentes, mas a caracterização de veranico depende de ao menos quatro dias seguido de temperatura alta.