A instabilidade aumenta no Rio Grande do Sul com uma área de baixa pressão atuando sobre o Estado nesta terça-feira. Muitas nuvens cobrem o território gaúcho, embora em alguns pontos o sol chegue a aparecer mesmo que por pouco tempo.
A chuva já afeta algumas áreas de manhã, como pontos do Oeste, e da tarde para a noite alcança a maior parte do Estado. Na Serra Gaúcha, a chuva deve chegar a partir do final da manhã e segue no período da tarde. À noite, está previsto temporal.
Em Caxias do Sul, as temperaturas caem consideravelmente. A mínima é de 18°C e a máxima fica em 21°C.
Entre terça e quarta-feira (20), a instabilidade se mantém. A chuva já atinge algumas áreas de manhã, mas se prevê que a instabilidade aumente da tarde para a noite.
O período de maior risco é o da madrugada e manhã de quarta-feira, período em que os dados indicam a possibilidade de precipitações mais intensas, atingindo inicialmente o Centro gaúcho e avançando em direção aos vales, Grande Porto Alegre, parte da Serra e o Litoral Norte.
Os maiores acumulados de chuva devem ser do Centro para o Norte do Rio Grande do Sul, com marcas de 50 mm a 100 mm em diversos pontos, mas que localmente devem ser superiores. Marcas semelhantes são esperadas também em parte de Santa Catarina.
Volumes altos como esses, especialmente localizados, são capazes de gerar alagamentos. Porto Alegre e região metropolitana estão na área de risco de chuva forte, sobretudo no começo desta quarta.
- Com informações de O Correio do Povo