Morreu na madrugada desta quarta-feira (14) o farroupilhense Zeno Pessin, aos 92 anos. Nascido em 13 de dezembro de 1931, cresceu sem a presença do pai, morto durante uma manifestação pela emancipação do município no ano de 1933.
Ainda criança, com seis anos, teve que se separar de sua mãe, que havia se casado novamente. Um livro publicado pela escritora Maria Cleufe Bianchi Poniwass sob o título ‘O Bom Moço – Histórias de Zeno Pessin’ que narra diversos momentos de sua vida, revela que ele viu sua mãe em apenas duas oportunidades.
Com o passar dos anos se notabilizou por suas atividades empresariais, sociais, políticas e esportivas. Passagem importante de sua vida, em 2006 recebeu o prêmio Imagem Empresarial & Profissional.
Com atuação em diversos ramos, no campo político participou da criação do Partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB), sendo inclusive candidato a vice-prefeito de Farroupilha em 1968, ao lado de Ito Fetter. Foi ainda presidente do partido.
A despedida de Zeno Pessin ocorre na Capela A do Memorial São José de Farroupilha. A cerimônia de cremação está marcada para as 17h desta quarta no Memorial Crematório São José de Caxias do Sul.