REPAROS

Museu da FEB em Caxias do Sul é fechado temporariamente após tentativa de roubo

A medida foi adotada em decorrência da tentativa de roubo ocorrida no último domingo (27) que resultou em danos à estrutura do prédio

Foto: Divulgação/SMC
Foto: Divulgação/SMC

A Secretaria Municipal da Cultura informa que o Museu dos Ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira na II Guerra Mundial (FEB), localizado na rua Visconde de Pelotas, no Centro de Caxias do Sul, permanecerá fechado para visitação até a segunda quinzena de junho.

A medida foi adotada em decorrência da tentativa de roubo ocorrida no último domingo (27) que resultou em danos à estrutura do prédio. O fechamento temporário visa garantir a segurança do acervo e viabilizar os reparos necessários.

Estão previstas reformas no telhado, reposição de vidros quebrados e demais ajustes estruturais. Os danos já foram avaliados e os trabalhos de recuperação estão em andamento. A abertura ao público será comunicada ao término dos trabalhos.

Relembre o caso

Um homem, 30 anos, foi preso em flagrante, pela Guarda Municipal, após arrombar o Museu dos ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e tentar levar armas que fazem parte do acervo. 

suspeito, natural de Farroupilha, teria acessado o museu pelo telhado para furtar as armas. Na segunda tentativa de arrombamento, foi surpreendido, já dentro do local, pelos agentes da Guarda Municipal (GM). Ele acabou preso em flagrante.

Entre as armas recuperadas estão uma metralhadora Madsen calibre .762, dois fuzis Mauser 1984 calibre .7mm, uma metralhadora de mão Thompson calibre .762, uma metralhadora de mão calibre .45 ACP e um sabre.

De acordo com registros da Guarda Municipal, o mesmo homem já tinha tentado invadir o museu para furtar as armas. Ainda de acordo com a GM, ele tem registros policiais por tráfico, posse entorpecentes e furtos.