Caxias do Sul

Morre professora Lorita Menegon, incentivadora de ações sociais, em Caxias do Sul

Velório ocorre no Memorial Capelas São José, em Caxias do Sul. Sepultamento está marcado para as 9h de terça-feira (06) no Cemitério Parque

Professora Lorita Menegon faleceu nesta segunda-feira (Foto: Colégio São José)
Professora Lorita Menegon faleceu nesta segunda-feira (Foto: Colégio São José)

Morreu, nesta segunda-feira (05), a professora Lorita Menegon de Souza, aos 71 anos. Lorita estava internada no Hospital da Unimed, em Caxias do Sul, havia 15 dias, onde lutava contra complicações pulmonares.

Natural de Veranópolis, Lorita Menegon foi professora do Colégio São José por 23 anos, atuando na disciplina de Ensino Religioso. Nos últimos quatro anos, dedicou-se a atividades sociais por meio do grupo Amor em Movimento, que atendia hospitais e entidades sociais de Caxias do Sul. Entre as ações, os estudantes coordenador por Lorita estiveram no Hospital Pompéia em dezembro do ano passado, por exemplo, para cantar músicas para pacientes e funcionários da instituição. 

Professora atuava com atividade sociais com grupo Amor em Movimento (Foto: Colégio São José)
Professora realizava atividade sociais com o grupo Amor em Movimento (Foto: Colégio São José, divulgação)

Homenagem e despedida

Nesta tarde, durante o velório no Memorial Capelas São José, em Caxias do Sul, alunos, ex-alunos e membros do Colégio São José realizaram uma homenagem à professora.

“Se podemos definir Lorita em uma palavra, essa palavra é ‘gratidão‘. Gratidão pela criatividade, pelo engajamento, pelo trabalho desenvolvido, mas sobretudo pela forma como ela conseguia chegar até o coração dos jovens. Hoje mesmo, na homenagem prestada, o que vimos eram muitos ex-alunos que passaram por ela, que guardam dela aquela lembrança de uma mulher guerreira, uma mulher forte, que nunca, em nenhum momento, queixou-se de qualquer coisa que fosse. Era a primeira a chegar nesses eventos sociais e a última a sair, sempre com muito orgulho do resultado do trabalho e do envolvimento dos jovens e adolescente da escola. Ela vibrava com cada atividade, cada resultado, ela estava sempre muito contente”, relembra a diretora do Colégio São José, Irmã Ieda Maria Tomazini.

A irmã ainda destaca o trabalho de Lorita no resgate de jovens como um de seus grandes legados, ajudando-os e fazendo com que valorizassem a vida.

“Para nós, como escola, é uma grande perda. Por outro lado, ficamos muito felizes porque as sementes do bem que ela semeou já estão frutificando. Seu grande legado foi dar sentido e significado à vida. Ela tinha essa visão, de fazer o bem, não importa a quem, de forma que ele se multiplique”, completa.

O velório segue até às 8h30min desta terça-feira (06), quando ocorrerá uma missa em sua homenagem. O sepultamento será em seguida, às 9h, no Cemitério Parque.