IPTU de Bento Gonçalves será emitido apenas em formato digital a partir de 2026
IPTU de Bento Gonçalves será emitido apenas em formato digital a partir de 2026 | Foto: Cristiano/ES elétrica/Especial Leouve

A partir de 2026, o carnê do IPTU de Bento Gonçalves deixará de ser entregue nas residências pelos Correios. A emissão passará a ocorrer exclusivamente em formato digital. A informação foi reforçada pela Secretaria de Finanças (Sefin) em comunicado divulgado nesta segunda-feira (29).

As guias do IPTU 2026 estarão disponíveis a partir da segunda quinzena de janeiro de 2026. A consulta poderá ser feita pelo Portal do Contribuinte, mediante CPF, CNPJ ou código do imóvel.

Os boletos também poderão ser acessados pelo Portal Governo Digital, com login e senha, sendo aceita a conta GOV como forma de autenticação. Após o acesso, o contribuinte deverá entrar na “Área do Contribuinte” para visualizar os débitos vinculados aos imóveis em seu nome.

Outra opção é a emissão pelo aplicativo “Oxy Cidadão”, disponível para os sistemas Android e iOS. Após o login, os valores estarão disponíveis na área de pagamentos.

Pagamento e Parcelamento do IPTU 2026

O pagamento em cota única vence em 16 de março de 2026. Já o parcelamento poderá ser feito em até oito vezes, com a primeira parcela com vencimento em 15 de maio de 2026.