FARROUPILHA
Fotos: Felipe Vicari/Grupo RSCOM

Trabalhadores de Cerro Grande, Chapada, Farroupilha e Santo Cristo, no Rio Grande do Sul, já podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. A liberação ocorre em razão das chuvas e eventos climáticos intensos que atingiram os municípios e o pedido deve ser feito exclusivamente pelo aplicativo FGTS, da CAIXA.

Em Farroupilha, o prazo para solicitação segue até 14 de abril de 2026, conforme os endereços reconhecidos pela Defesa Civil municipal. Nos demais municípios, o saque pode ser solicitado até 19 de abril de 2026.

Saque Calamidade FGTS

Para ter direito ao benefício, o trabalhador precisa ter saldo disponível na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. O valor máximo liberado é de R$ 6.220 por conta vinculada, limitado ao saldo existente.

Todo o processo ocorre de forma digital, sem necessidade de ir a uma agência. No momento da solicitação, o trabalhador pode indicar uma conta da CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou de outra instituição financeira, sem custo.

O aplicativo FGTS está disponível gratuitamente para celulares com sistema Android e iOS. A lista completa dos municípios habilitados e os prazos podem ser consultados no link aqui.