A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil irão participar, no sábado (10), do primeiro teste do Defesa Civil Alerta, sistema lançado na quarta-feira (7) pelo governo federal para enviar mensagens preventivas de desastres à população. No Rio Grande do Sul, foram definidos dois municípios participantes: Muçum e Roca Sales, ambos no Vale do Taquari. As duas cidades foram atingidas fortemente por inundações em 2023 e também mais recentemente, no mês de maio.
Leia mais
No teste, será verificado o funcionamento da ferramenta de alertas conhecida como cell broadcast. A nova tecnologia foi criada por uma parceria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com quatro operadoras de telefonia. A ferramenta utiliza a rede de telefonia celular para emitir os alertas, com aviso sonoro e vibratório, sobressaindo-se a qualquer outro conteúdo em uso na tela do usuário da região incluída na área de risco.
O alerta também vai funcionar nos celulares em modo silencioso. Com o novo sistema, os residentes em áreas de risco e visitantes (inclusive estrangeiros) que estejam passando pelo local vão receber as mensagens, sem a necessidade de cadastro prévio. O recurso serve exclusivamente para casos de previsão de eventos extremos.
Como será o teste:
Os militares do Centro de Operações da Defesa Civil (Codec) estadual irão utilizar a Interface de Divulgação de Alertas Públicos para o envio de mensagens a celulares que estiverem dentro da área considerada para o exercício: o território de Muçum e Roca Sales. Os alertas serão enviados, respectivamente, às 15h e às 15h05.
A mensagem será: “Defesa Civil: Demonstração do novo sistema de alerta de emergência em (Muçum ou Roca Sales)/RS. Mais informações, consulte o site Defesa Civil Alerta”.
Os moradores das duas cidades, as coordenadorias municipais de Proteção e Defesa Civil e outros órgãos públicos de Muçum e Roca Sales já foram informados previamente da realização do exercício para que a população local esteja ciente e preparada.
Além do monitoramento junto ao Codec, haverá equipes da Defesa Civil acompanhando a realização do exercício nas cidades participantes.
A ferramenta irá ser agregada às outras formas de envio de alertas já utilizadas pela Defesa Civil estadual: mensagens SMS, redes sociais, site oficial e comunicados enviados diretamente às prefeituras e aos coordenadores municipais de Proteção e Defesa Civil.