Garibaldi

Chandon comemora meio século de sua chegada ao Brasil investindo em sustentabilidade

Primeira vinícola dedicada exclusivamente a elaboração de espumantes no país, brinda selando compromisso sustentável no processo

Chandon comemora meio século de sua chegada ao Brasil investindo em sustentabilidade

A Chandon comemora meio século de pioneirismo na elaboração de espumantes brasileiros.  Neste período, a vinícola ajudou a construir a imagem do espumante brasileiro em todo o mundo. E agora demonstra estar  comprometida com a comunidade, incorporando em sua rotina diária práticas conscientes de sustentabilidade. A prática passa por  suas relações com o homem e com o meio ambiente. Instalada na Serra Gaúcha, a Casa Chandon Garibaldi, como passa a se chamar neste ano, se prepara para lançar edições limitadas a serem reveladas em outubro, mês de aniversário.

A Chandon se instalou no Brasil, e não por acaso em Garibaldi (RS), em 1973. Naquela época, sua equipe técnica já sabia que este seria o  terroir ideal para cultivar uvas utilizadas para a elaboração de espumantes com qualidade superior. Precursora nesta descoberta, a marca também está à frente quando o assunto é sustentabilidade nos vinhedos. Com práticas agrícolas responsáveis, a empresa atua na preservação do ecossistema e na manutenção da biodiversidade brasileira, destacando-se, também, pela sua criatividade enológica diante de métodos únicos de assemblage, maturação e elaboração de seus espumantes.

A Chandon , assim é a primeira vinícola a conquistar o Certificado em Viticultura Sustentável – PIUP – Produção Integrada de Uvas para Processamento, conferido ao vinhedo de Encruzilhada do Sul. A organização adota práticas sustentáveis como manejo do solo com cobertura vegetal permanente, uso preferencial de adubos orgânicos, preservação da biodiversidade em áreas úmidas e bosques nativos e reciclagem de resíduos. Além disso, também se dedica a projetos de conservação da biodiversidade como o resgate de mudas de Butiá odorata, visando a preservação do ecossistema e uso consciente da palmeira.

“O envolvimento com nossas equipes e comunidades é primordial para nós. Nossa cultura é solidária, aberta e respeitosa, pautada em iniciativas de envolvimento com as comunidades locais e projetos de biodiversidade. Nos esforçamos para sermos o mais sustentável possível. Valorizamos os cuidados com a terra e as pessoas, enfrentando os desafios como oportunidades. Somos inspirados e inspiradores, não ficamos parado” diz Delphine  Petit, diretora geral da Chandon

Brasil ( na foto em entrevista ao portal Leouve).

“A Chandon tem um olhar corajoso e pioneiro para o mundo e para o futuro, vamos sempre além, seja em lançamentos ou em experiências como a Celebração dos 50 anos no Brasil”! defende ainda  a diretora.

O enólogo Marcio Dallé explicou o trabalho desenvolvido junto a trabalhadores e agricultores
O enólogo Marcio Dallé explicou o trabalho desenvolvido junto a trabalhadores e agricultores

Ao brindar seus 50 anos no Brasil, a empresa marcou presença na Wine South America, para lançar Chandon Excellence Brut safra 2013. Outra iniciativa comemorativa é a reabertura da Casa Chandon Garibaldi com uma sala de degustação com vista para o vinhedo, oferecendo um cardápio de Chandon em taça no terraço, encerrando a experiência na boutique. Em outubro, uma campanha especial com um calendário de comemorações que prevê diversas ações será revelada.

A história da marca

A Chandon foi fundada na Argentina em 1959 por Robert-Jean de Vogüé, um pioneiro com visão, coragem e determinação para redefinir a categoria e criar vinhos espumantes excepcionais. De forma colaborativa, com visão global e olhar local, hoje a Chandon mantém vinhedos e elabora espumantes em quatro continentes, com vinhedos na Argentina, Austrália, Brasil, China, Estados Unidos (Califórnia) e Índia. É o maior empreendimento de espumantes do mundo. Em todas unidades, foca num presente sustentável. Sua influência se estende globalmente, sendo uma marca reconhecida mundialmente. É a mais local das marcas globais. Com uma rede colaborativa de 16 enólogos de 7 nacionalidades, que compartilham conhecimentos, percepções e expertise, são enraizados nas comunidades locais. Em 1973, chegou ao Brasil e à Califórnia. A Chandon faz parte da Maison LVMH.

Com base em uma rede colaborativa de 16 enólogos de sete nacionalidades, promove novos terroirs, métodos inovadores e uma visão sempre curiosa que felizmente une diversas terras e povos.