O Centro de Convivência do Bairro Serrano, inaugurado na manhã desta quarta-feira (21), vai dispor de atendimento voltado a crianças e adolescentes no município por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), sob a condução da Fundação de Assistência Social (FAS).
Com aproximadamente 215 metros quadrados de área e capacidade para atender até 80 crianças e adolescentes, o espaço está localizado junto a Bacia de Captação do Sistema Maestra, área desapropriada pelo Samae para preservação ambiental. O imóvel, portanto, já fazia parte da área total e, depois de reformado, foi cedido à FAS.
Atividades e Objetivos do Centro de Convivência
As atividades desenvolvidas espaços como esse são diversas e inclui oficinas de educação e cultura, atividades recreativas, e todas suas possibilidades. Afinal, são ações que visam sempre, por meio da condução dos profissionais, buscar a prevenção a situações de risco social, fortalecer a convivência familiar e comunitária, promover a integração e troca de experiências entre os participantes, desenvolver o sentimento de pertencimento à comunidade e estimular a participação cidadã.
Na ocasião, o Prefeito Adiló, presente no ato, ressaltou a importância de investir em educação e em assistência social e parabenizou a equipe da FAS pelo empenho e dedicação, além da comunidade pela conquista.
“Desejo que essas atividades aqui oferecidas façam com que essas crianças se desenvolvam de forma sadia, tanto na questão física, por meio da alimentação, do cuidado, do zelo, mas principalmente na questão psicológica e de formação. Que eles entendam os verdadeiros valores da vida e, acima de tudo, a responsabilidade que cabe a cada um de nós. Tenho certeza que este serviço trará muitas alegrias a essas pessoas”, disse Didomenico.
O Presidente da FAS, Samuel Avilla, agradeceu à coordenadora do SCFV, Cristina Souza, pelo trabalho e a todos os servidores da FAS pela dedicação.
“Tem uma frase que diz assim: os lugares têm o sabor das pessoas que ali o acessam. E o sabor das pessoas que estarão aqui, é o sabor da assistência, da acolhida, do relacionamento saudável, do respeito, mas acima de tudo, de muito amor para receber as crianças e os adolescentes que aqui estarão no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Vamos trabalhar com muito amor, com muita dedicação para atender aqueles que mais precisam”, reforçou.
Expansão do SCFV no Município
O SCFV do bairro Serrano se juntará a outros 19 que já atendem no município, seja de forma direta pela FAS ou por meio de parcerias com Organizações da Sociedade Civil (OSCs). São aproximadamente 2.400 crianças e adolescentes atendidas mensalmente nestes Serviços.